31.5 C
Rondonópolis
quarta-feira, novembro 27, 2024

TVAL inicia transmissão de aulas ao vivo do Intensivão Pré-Enem

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da TV Assembleia, inicia neste sábado (7) a transmissão das aulas do Intensivão Pré-Enem, numa ação conjunta entre a TVAL, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e a Secretaria de Estado de Educação. O acordo foi fechado durante uma reunião que contou com as participações do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), a secretária de Comunicação da ALMT, Rosimeire Felfili, o superintendente da TVAL, Jaime Neto, e o secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto.

As aulas serão realizadas de forma presencial, no teatro, para no máximo 200 estudantes (o teatro tem capacidade para 780 lugares), das 8h às 12h, divididas em seis sábados. A primeira delas ocorrerá neste sábado com a disciplina redação, ministrada pelo professor Jhonatan Perotto. As demais serão apresentadas nos dias 14/11, 28/11, 05/12, 12/12 e encerramento no dia 09/01/2021. Elas serão para alunos do 3º ano da rede estadual e pessoas que se inscreveram no Exame Nacional do Ensimo Médio (Enem), previsto para os dias 17 de janeiro de 2021, com provas de redação, linguagem e humanas, e 24 de janeiro, com os exames de matemática e ciências da natureza.

Na manhã dessa sexta-feira (6), foi gravado um piloto que serviu como teste e foram tiradas dúvidas com representantes da Secretaria de Educação (Seduc) e técnicos da TVAL.

“A emissora iniciou uma nova fase com a transmissão ao vivo das aulas presenciais. Trata-se de um projeto das gravações das aulas, que começaram em maio deste ano com parceria da Seduc, em função da pandemia. Há duas semanas, ampliamos essa exibição das aulas em mais uma hora, totalizando duas horas diárias de segunda a sábado, com as transmissões ao vivo”, explica o superintendente da TVAL, Jaime Neto.

De acordo com Neto, o projeto Intensivão do Enem, chamado Pré-Enem Digital Gold,é uma parceria entre a Assembleia, Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e Seduc.

“O objetivo das transmissões é o fato dos alunos que não possam participar das aulas presenciais tenham a oportunidade de acompanhar as transmissões pela televisão. É a primeira transmissão ao vivo de uma aula em Mato Grosso”, revelou Jaime Neto.

Para realizar as seis aulas presenciais, a Assembleia vai disponibilizar toda estrutura e logística, e a Seduc, os professores e o conteúdo. “Na verdade é um casamento entre a TV Assembleia, Teatro do Cerrado e a Seduc para a realização dessa iniciativa”, lembrou o superintendente.

A técnica pedagógica da Seduc, Andréa Mello, participou do programa piloto e elogiou a parceria com a Assembleia no momento de pandemia.

“É um avanço para a educação em Mato Grosso nestes período de pandemia. Serão seis aulas presenciais e a Seduc vai disponibilizar vinte professores. Essa parceria com a Assembleia é superimportante, principalmente neste momento, porque ela abriu as portas para nós fazermos esse evento”, apontou ela.  

Estrutura – Para realizar as seis aulas presenciais no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a parte técnica da TVAL vai trabalhar neste sábado com sete profissionais no local e mais dois na emissora.

“Vamos mandar o sinal via fibra ótica do teatro para a TV, com áudio e vídeo. No local, vamos trabalhar com quatro câmeras, sendo três para o evento e uma delas focada exclusivamente no intérprete de Libras. O teatro disponibiliza uma estrutura pré-montada que não necessitamos da unidade móvel”, destacou o gerente de operações da TVAL, Junior Magnabosco.

Segundo informações do gerente, foram instalados cerca de 700 metros de cabos de fibra ótica do teatro para a emissora, com o objetivo de emitir o sinal em alta definição. Dentro do teatro, os técnicos colocaram 400 metros para áudio e câmera.

“Essa dinâmica é nova para todos nós, profissionais da TVAL. Temos experiência de fazer muitos eventos ao vivo, mas transmissão de aulas será a primeira vez. É outro formato, principalmente a diferença de público. Tudo é novidade. O teste foi fundamental para eliminarmos as dúvidas”, complementou Magnabosco.

Fonte: ALMT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO