TV Rondon ‘vira’ SBT

A partir de 1º de agosto a TV Rondon, canal 5, em Cuiabá, deixa de retransmitir a programação da Rede TV! e passa a operar o sinal do SBT em Mato Grosso. Apesar da mudança, a emissora vai manter em sua grade toda a programação regional. Essa, aliás, foi uma das exigências da TV Rondon para operar a bandeira do SBT. Com 45% de programação local, a emissora é a segunda do país com maior índice de regionalização, perdendo apenas para a TV Educativa do Paraná, um canal público, que tem 50%, segundo pesquisa do Observatório do Direito à Comunicação.
Desde o dia 16 de maio o sinal do SBT em Mato Grosso, que era retransmitido pela TV Cidade Verde, canal 12, está fora do ar. A partir de então muitas especulações surgiram em torno de uma possível disputa para a transmissão da programação do canal de Silvio Santos, entre a TV Rondon e a TV Pantanal, canal 22, do apresentador Gugu Liberato. Focada na programação regional, a TV Rondon, a princípio descartou interesse. “Não nos interessa nem o SBT e nem outra rede que não aceite a nossa programação. Nós temos o interesse em manter o público cuiabano. Enquanto as outras emissoras brigam por uma grade nacional, nós optamos pelo local”, disse à época o diretor da TV Rondon, Celso Chacon.
O SBT, no entanto, tinha preferência pela emissora para a retransmissão de seu sinal e na mesa de negociação aceitou manter a programação local. De acordo com Shoelly Rezende, chefe de reportagem da emissora, os programas locais apenas sofrerão ajustes no horário, para que haja uma adequação da grade. Mas todos os programas, sem exceção, continuarão a ser exibidos normalmente. “Mudamos apenas a bandeira, a programação local permanece a mesma”, revela.
REDE TV! – Com a operação do SBT pela TV Rondon, a Rede TV! sai do ar em Mato Grosso. Até o momento ainda não há informações que dêem detalhes sobre que canal retransmitirá a programação da Rede TV! No Estado. Especulações dão conta que ela poderia ter sua programação exibida pelo canal 47, da Record News. O diretor da emissora em Mato Grosso, Emílio de Moraes, informa que houve sim interesse, porém, há um contrato com a Record News, o que impediria a negociação
TÂNIA NARA MELO
Da Reportagem-Diário de Cuiabá