23.4 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Trump diz que busca acordo de livre-comércio com o Brasil e elogia Eduardo Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na última terça-feira que deseja negociar um acordo de livre-comércio com o Brasil, e não poupou elogios a Jair Bolsonaro, “um grande cavalheiro” com quem disse ter um “relacionamento fantástico”.
“Tenho um ótimo relacionamento com o Brasil. Tenho um relacionamento fantástico com o presidente. Ele é um grande cavalheiro. Acho que ele está fazendo um ótimo trabalho”, disse Trump aos jornalistas na Casa Branca.
“Vamos trabalhar em um acordo de livre-comércio com o Brasil. O Brasil é um grande parceiro comercial”, insistiu.
O presidente americano também apoiou a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, para a embaixada brasileira nos Estados Unidos.
“Acho que é uma grande indicação”, disse Trump à imprensa, chamando Eduardo, de 35 anos, de “excepcional”.
“Não acho que seja nepotismo”, acrescentou Trump, que também emprega sua filha, Ivanka, e seu genro, Jared Kushner, na Casa Branca.
– Com ou sem Mercosul? –Ao anunciar o desejo de fazer um acordo comercial, Trump se limitou a mencionar o Brasil, e não o Mercosul – bloco integrado também por Argentina, Paraguai e Uruguai, que acabou de fechar acordo com a União Europeia (UE).
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, chegou esta semana ao Brasil para promover o intercâmbio bilateral. Em São Paulo, disse que “o Mercosul agora está bastante ocupado em concluir seu acordo com a UE” e que “seria complicado (para o bloco sul-americano) fazer as duas coisas ao mesmo tempo”.
O vice-ministro brasileiro da Economia, Marcos Troyjo, encarregado do Comércio Exterior, disse à AFP que o Brasil vai “tratar de que aquilo que foi conversado seja com os sócios do Mercosul”, mas que mantém “as duas vias abertas”.
O comércio de bens e serviços dos Estados Unidos com o Brasil totalizou 103,9 bilhões de dólares em 2018, com exportações de 66,4 bilhões e importações de 37,5 bilhões, segundo o escritório do representante comercial dos Estados Unidos (USTR).

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO