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sexta-feira, novembro 29, 2024

Três escolas de Rondonópolis foram destaques em avaliação do IDEB

O IDEB – Índice de Desenvolvimento Educacional – foi criado em 2007 pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer para a melhoria do ensino. O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meios de dados concretos com o qual a sociedade poder se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto o IDEB, é calculado a partir de dois componentes; a taxa de rendimento escolar, ou seja aprovação e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP “Instituto Nacional de Educação e Pesquisa.” Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são a Prova Brasil, as netas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único; alcançar 06 pontos até 2002 média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
O primeiro lugar na avaliação do IDEB coube a escola Odorico Leocádio da Rosa, que em 2005 recebeu a pontuação 5.0, em 2007 a pontuação 4.5, no ano de 2009 obteve a pontuação 6.7, em 2011 foi avaliada em 5.6, em 2013 – 7.2, em 2016 7.3 e em 2017 em 7.7. Em segundo lugar a Escola Estadual Santo Antônio; Em 2005 obteve a nota 4.8, em 2.007 – 4.7, no ano de 2008 -6.2, em 2011 – 6.6, em 2013 – 6.5, em 2015 – 7.5, em 2.017 7.3. Em terceiro lugar está Escola Estadual Emanuel Pinheiro; Em 2005 obteve 4.7, em 2007 -5.6 – em 2008 – 5.6, em 2011 -5.11, em 2013 – 5.8, em 2016 – 5.4, em 2017 – 7.3.
Considerando que a Prova Brasil tem como principal meta identificar o desempenho das escolas públicas e suas respectivas turmas de alunos, o ideal é que todos os educadores que estejam envolvidos nessa missão dediquem-se ao estudo da avaliação originada em 2005, constatando o que e por que o aluno não aprendeu.
Vale ressaltar a importância do indivíduo em compreender e passar por testes, visto que são instrumentos de gestão extremamente necessários para a melhoria da qualidade de ensino. Tais testes resultarão num significado pedagógico, ou seja, os professores terão conhecimento do que os alunos dominam, bem como se possuem capacidade de assimilar diferentes conteúdos ou não, levando-os a criarem hipóteses esclarecendo o motivo que impediu certo aprendizado.
Além disso, a Prova Brasil é uma forma de diminuir as diferenças regionais existentes no meio, aproximando os currículos, visto que cada estado possui sua própria organização curricular. O setor educacional de Rondonópolis certamente vê como um grande incentivo para melhorar a educação no município através das lideranças das três escolas, Odorico Leocádio da Rosa, Escola Estadual Santo Antônio e Escola Emanuel Pinheiro.

Da Redação

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