POLÍTICA

Trajetória de estudante de MT é destacada por Wellington no Senado: “Creio no Brasil das oportunidades”

A trajetória de Robson David Ramos da Silva, 16 anos, resgatado de situação análoga ao trabalho escravo em Mato Grosso, foi apresentada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), durante sessão solene que comemorou os 69 anos de fundação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na última segunda-feira (23). Robson deixou o trabalho forçado e se transformou em um caso de sucesso no ensino profissionalizante do Estado. Exemplo que, segundo o parlamentar, expressa sua crença no “Brasil das oportunidades”.

“Antes do Senac não ligava para nada. A instituição recomeçou minha vida, me preparou para ela e me ensinou a ser homem. Se não tivesse entrado no programa creio que estaria como um desses moleques que passam o dia na rua” – disse o estudante, segundo relato do parlamentar. “Esse certamente poderia ser testemunho de milhares de jovens brasileiros” – acrescentou Wellington.

Robson David, conforme detalhou o senador republicano a uma plateia formada por dirigentes da organização, professores e estudantes, vivia nas feiras livres e sobrevivia executando serviços pesados e proibidos por lei para crianças e adolescentes. “Essa é uma realidade tão dolorida ainda nos dias de hoje” – frisou o senador. Após ingressar no Senac, o estudante foi contratado pela empresa Transamérica e, ainda em 2013 foi convidado a participar do Fórum Nacional da Aprendizagem dando o seu depoimento, servindo de exemplo a muitos jovens. Atualmente Robson se destaca como jovem aprendiz do Ministério Público de Mato Grosso.

Segundo Wellington Fagundes, “são transformações como essa vivida pelo jovem mato-grossense, e que ocorrem aos milhares através do Senac em todo o Brasil, que desejamos ver fluindo em nosso país”. Ele enfatizou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial tem sido “um grande parceiro da sociedade, resgatando e construindo vidas” em Mato Grosso.

O Senac instalou-se no Estado em 1959, através da ação de Hid Alfredo Scaff, então presidente da Federação do Comércio. A partir daí a organização expandiu e hoje conta com uma unidade regional em Cuiabá e unidades de ensino nas cidades de Barra do Garças, Colíder, Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis e Tangará da Serra, além de uma unidade móvel.

“Eu acredito no Brasil das oportunidades e tenho trabalhado ao longo dos anos para que o acesso a uma vida melhor seja uma constante para todo o povo brasileiro” – disse o senador do PR, congratulando a direção do Senac e o Sistema “S” do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo