Enfermeiros de MT comemoram aprovação de piso nacional

Os enfermeiros de Mato Grosso comemoram aprovação de piso salarial, na segunda e definitiva votação realizada ontem (04) na Câmara dos Deputados. A categoria foi representada na sessão por dezenas de profissionais que foram à Brasília em dois ônibus, sob a liderança do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT).
“Estamos contentes, muito felizes com o resultado”, disse a secretária-geral do Sinpen-MT, Solange Graciolli, durante a viagem de volta a Mato Grosso, hoje (05) pela manhã.
A aprovação do projeto foi o penúltimo passo para a concretização do piso que é reivindicado há anos pelos enfermeiros. Além de assegurar uma remuneração mensal de, no mínimo, R$ 4.750, o texto prevê que este valor servirá de parâmetro para os salários de técnicos de enfermagem (70%) e auxiliares de enfermagem (50%).
A aprovação contou com amplo apoio dos deputados federais. Foram 449 votos a favor e apenas 12 contra.
Entre os contrários chamou a atenção o voto do deputado federal José Medeiros (PL). Ele havia gravado um vídeo com dirigentes do sindicato assegurando que votaria favoravelmente, mas foi o único parlamentar da bancada a mato-grossense a votar contra os profissionais da saúde.
Solange Graciolli disse que a categoria ainda não se reuniu para avaliar o assunto. Mas, falando extraoficialmente, ela admitiu ter ficado surpreendida e minimizou a importância do posicionamento do parlamentar.
“O voto do Medeiros foi surpresa para nós, mas graças a Deus não interferiu no resultado. Tivemos muitos votos positivos e os negativos não alteraram. Estamos felizes da mesma forma”, declarou à reportagem do Regional MT.
O projeto aprovado ontem na Câmara dos Deputados seguirá agora para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), que pode fazer a promulgação da lei ou optar pelo veto.
Eduardo Ramos – Da Redação