Foi pelo Facebook que Stefane Calderón conheceu os sete chilenos com quem dividirá a vida nas próximas duas semanas. Jogadora da seleção chilena de futebol feminino, ela sempre sonhou em ver a Copa do Mundo, mas não encontrou quem se aventurasse com ela na caravana Santiago-Brasil. Foi então que ela decidiu procurar uma companhia na página do grupo na rede social.
"Nos demos muito bem e viramos amigos. Está sendo espetacular", disse a jogadora, que leva até uma vuvuzela no formato de taça da Copa.
Com uma temperatura de cerca de -3ºC, os integrantes da caravana Santiago-Brasil começaram a atravessar a fronteira entre o Chile e a Argentina na manhã deste domingo (8). A fronteira abriu às 8h locais (9h de Brasília) e neste horário, já estava lotada de caravaneiros buscando sua autorização para entrar em território argentino.
No roteiro original, a passagem deveria ter sido feita ainda no sábado (7), mas fortes ventos fecharam a fronteira. Muitas pessoas chegaram de madrugada à região e dormiram em seus carros ou em pousadas em San Pedro de Atacama.
Após a passagem pela fronteira, seguiremos para Salta, já na Argentina, onde está previsto o acampamento desta noite.
O grupo saiu na sexta de noite de Santiago com ingresso só para o primeiro jogo da seleção chilena contra a Austrália no dia 13, em Cuiabá, mas continua tentando achar para os próximos.
A caravana Santiago-Brasil se concentrou na localidade de Posadas na Argentina, e de lá rumou para a fronteira com o Brasil, onde chegou nos dias 11 e 12, na quarta e na quinta feira. Cerca de 800 veículos cruzaram a nossa fronteira, a multidão chilena ansiosa e alegre para ver a sua seleção, e quem sabe também conhecer as belezas do pantanal mato-grossense.
A caravana cruzou grande parte do norte da Argentina nesta segunda-feira (9) e por volta das 19h30 (horário de Brasília) ainda faltavam cerca de três horas até o destino desta noite: Posadas, cidade já relativamente próxima da fronteira com o Brasil. O acampamento em Posadas foi o ponto de encontro para os participantes, que se dispersaram, para em seguida de aglutinar e desta forma cruzar a fronteira do Brasil, e chegar a Cuiabá. O primeiro jogo da seleção Chilena acontecerá no dia 13 (Sexta-Feira) contra a seleção da Austrália.
Fonte; G1/Redação