34.5 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Todo o cuidado é pouco

O ano de 2021 aos poucos vai chegando ao final com a sensação, em partes, que a luta contra a Covid-19 está caminhando para o fim e de forma vitoriosa. Os últimos números mostram uma queda vertiginosa de casos em Mato Grosso e também na nossa cidade, Rondonópolis. No entanto, essa vitória ainda não pode ser comemorada, pois a queda de casos, não quer dizer que não existe risco da doença voltar, com a mesma força que teve no começo e na metade deste ano, quando a Covid-19 foi devastadora, em nossa região. Na Europa, por exemplo, os casos voltaram a crescer, principalmente, em países, onde não há índices altos de vacinação. A população não vacinada ficou exposta ao vírus e ainda houve relaxamento nas medidas para evitar a propagação da doença, como o uso de álcool em gel, máscaras e evitar aglomerações.

A trégua europeia foi rompida, por culpa da própria população, que achou que a guerra estava vencida. No Brasil, para evitar a novela europeia temos que ficar atentos e alertas, as medidas contra a doença e as vacinas. Não podemos e nem temos tempo para relaxar. As pessoas que não se vacinaram devem aproveitar a oportunidade, pois há no nosso país doses em abundância que pode, sem problemas, neste momento atender a demanda; Aliado a isso, as pessoas que receberam a segunda dose e tem direito à dose extra de reforço devem aproveitar também a oportunidade. Pois o caminho é somente esse vacinar e vacinar. Nós todos temos que entender que enquanto houver a doença teremos que tomar doses da vacina para mantermos a imunização. Na verdade está comprovado que a vacina evita a doença ou complicações, mas não evita a transmissão.

O vírus somente vai parar de propagar quando uma parcela considerável da população mundial estiver imunizada e enquanto isso, como diria aquele velho amigo: “todo o cuidado é pouco”. Infelizmente, o normal ainda é máscara, álcool em gel e vacinas, ainda não tem outra saída contra a Covid.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO