Um famoso seriado americano chamado “Todo Mundo Odeia o Cris” que até hoje passa na TV aberta brasileira pode resumir de forma clara a situação da maior emissora de televisão do Brasil e um das maiores do planeta.
Na verdade há um ódio institucional à Rede Globo tanto da chamada esquerda brasileira como da nova direita. Os chamados esquerdistas durante décadas acusaram a Rede Globo de, por exemplo, ter manipulado o debate presidencial no processo eleitoral de 1989, que acabou sendo importante para garantir a eleição de Fernando Collor de Mello.
Por outro lado, a nova direita brasileira, que tem como principal nome o presidente Jair Bolsonaro, acusa a emissora que, no passado, era conhecida como Vênus Platinada de uma perseguição desesperada ao presidente e que estaria de sobremaneira prejudicando a gestão de Bolsonaro.
As duas acusações , em tese, tem um fundo de verdade, a Rede Globo realmente editou de forma maliciosa aquele debate, tanto é verdade que o ex-diretor de jornalismo da emissora, Armando Nogueira, já falecido, disse publicamente que a edição daquele debate foi burra.
Por outro lado, em alguns momentos, a emissora claramente tem batido duro no presidente exagerado nas críticas, mas temos que reconhecer que em alguns casos, há mais acertos do que erros. A emissora erra mas também acerta.
O interessante é que mesmo quem odeia a Rede Globo, entre e esquerdistas e direitistas, não abre mão de assistir e comentar o noticiário da emissora, algo do tipo eu te odeio mas também não te largo.
O que de fato tem que ser explicado é que entre as falhas e os acertos, o Padrão de Jornalismo da Globo ainda se sobressai, e desta forma, querendo ou não, a emissora continua sendo vista e com números expressivos de audiência.
É mais ou menos, o que ocorre com o narrador Galvão Bueno, um dos maiores nomes da emissora, muitos o criticam dizem que ele é chato, ufanista e exagerado, mas na hora do jogo, todos escolhem a narração do Galvão, pelo simples fato do que é a simplesmente a melhor, mesmo com falhas e erros ele se sobressai sobre os outros, assim como a Rede Globo.