As chuvas que recarregam reservatórios da região Sudeste são oriundas da Amazônia. Árvores são “toque final” da máquina biológica que produz chuvas. As áreas queimadas já são maiores que a França e Alemanha juntas, praticamente 20% das árvores da Floresta Amazônica original, foram derrubadas criminosamente. Que isso vem acontecendo há anos, todos sabem,é uma situação que tem a ver com a falta d'água em São Paulo a maior cidade da América Latina. A Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste que já entrou em crise, e Sul do Brasil. Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. Desta forma, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas. Não tem mais água nas torneiras do Sudeste porque as florestas do Centro Oeste viraram carvão.
No coração da Amazônia, o exército formado pelo Ibama, pela Funai e pela Polícia Federal atinge mais um alvo. Garimpeiros presos, madeireiros multados, equipamentos destruídos. E a prova do crime apreendida. Esse é o front de um conflito que já dura pelo menos quatro décadas no Brasil.
Mas existe uma falta de consciência da maioria das pessoas no tocante a preservação da água. Andando por várias ruas de diversas cidades de Mato Grosso encontramos donas de casa com torneiras abertas a todo o vapor lavando a calçada e o meio fio. Muitos jovens, senhores e senhoras continuam lavando os seus carros nas manhãs de sábados e domingos sem qualquer cerimônia e nenhuma intenção ao menos de economizar água.
No nordeste o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira disse em entrevista a um site nacional, nunca ter visto uma situação tão triste em toda a sua história. A nascente do Rio São Francisco, situada em São Roque de Minas secou, a bacia abrange 5 estados, ele complementou que a biodiversidade está ameaçada.
Segundo Castanheira, essa nascente é a principal de toda a extensão do rio. Com 2.700 km, o São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro. Sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe. Afinal até quando estaremos dispostos a conviver com o desperdício,há de se entender que amanhã poderá faltar água para todos nós?
Denis Maris