Abril fecha com saldo negativo de 3% no comércio varejista

Abril registrou a segunda baixa deste ano no comércio varejista de Rondonópolis em relação a movimentação registrada no ano passado. No mês, as consultas de crédito ficaram 3% retraídas em relação a 2008. Outro período que registrou saldo negativo foi janeiro com (-) 4%. Isto é o que aponta do banco de dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) através dos registros do Serasa e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Mesmo com queda nas vendas em dois meses, o primeiro quadrimestre de 2009 superou em 1% o número de consultas registrados nos quatro primeiros meses de 2008.
O diretor de serviços e produtos da CDL de Rondonópolis, Maurício Pugas, explica que como o mercado mundial ainda está sofrendo as consequências da crise econômica é normal uma pequena variação no mercado local. “Mesmo com a pequena retração em abril, acreditamos que o mercado local permanece estável. E acreditamos num aquecimento em maio em relação aos quatro primeiros meses deste ano em decorrência das vendas do Dia das Mães”, explicou.
Outro fator destacado por Pugas que pode alavancar as vendas de abril a junho é o incentivo do Governo Federal para a aquisição dos produtos de linha branca: fogões, máquinas de lavar roupa e geladeiras. “A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pode incentivar as pessoa a comprarem produtos novos para a cozinha e lavanderia. Estamos acompanhando as promoções que estão atrativas”.
Inadimplência
O mês passado também fechou com inadimplência maior. A quantidade de pessoas que entrou para a lista do SPC cresceu 3% e houve redução de 15% no cadastro de exclusão, ou seja, queda no número de pessoas que retiraram o nome da lista de inadimplentes na cidade. No primeiro quadrimestre de 2009, a inadimplência variou em 1%, tanto na lista de incluídos quanto na lista de quem saiu do cadastro de devedor.
Da assessoria