22.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Temos que solucionar

Nos últimos anos, não somente em Rondonópolis, mas em todo o país, foram milhares de crimes cometidos e muitos deles sem solução ou com demora para a condenação dos culpados. Os chamados crimes que nunca terminam precisam ser resolvidos com urgência por uma simples questão de Justiça.
Aqui em Rondonópolis temos muitos casos de crimes que nunca se elucidaram de forma completa ou teve a condenação definitiva dos seus condenados. O problema atinge vários lados e uma questão que precisa ser resolvida com urgência é uma mudança urgente nas Leis Penais do Brasil, que devido à série de recursos que podem ser interpostos e também pelas brechas que os legisladores deixaram uma condenação em crimes complexos demoram anos, décadas e em muitas vezes os réus nem vivos ficaram para responder pelo cometeram.
Um exemplo clássico de crime de sem solução é a morte do fiscal Lauro Sá na década de 80 em Rondonópolis, há mais de 30 anos, até hoje não se sabe ao certo o que ocorreu e quem são os verdadeiros autores e isso somado ao fato que o corpo do fiscal nunca foi encontrado ou houve vestígio do mesmo.
Talvez nos dias de hoje esse crime poderia ter sido elucidado de forma mais tranquila, pois a Polícia tem hoje uma tecnologia mais apurada para desvendar esse tipo de situação, no entanto, ainda barraria nas brechas das Leis como vemos em muitos casos.
A morte do capitão PM Camargo é outro caso que a solução não foi à esperada, houve sim investigação e chegou-se a prender pessoas, mas até hoje não se pode afirmar com todas as letras quem foram os culpados.
A morte dos Irmãos Brandão é outro caso que chama a atenção, os executores, por exemplo, já estão respondendo e passaram por júri, os mandantes por outro lado, ainda não tiveram penas ou condenação, aguarda-se há anos o julgamento, que devido à Lei não se realiza.
A situação é tão séria no Brasil, que a maior empresa de comunicação do país, a Rede Globo de televisão, já teve um programa televiso, o Linha Direta, voltado justamente para apuração e acompanhamento destes crimes sem solução ou com demora em a condenação dos culpados.
Isso mostra que é preciso uma revisão mais profunda no nosso código penal para dar maior agilidade à Justiça nas condenações e aliado a isso uma melhor estrutura para a Polícia Investigativa para que se cheguem ao mais rápido possível à condenação dos culpados, com estrutura para funcionar é possível zerar os crimes insolúveis, pois material humano para trabalhar não falta, o que não podemos ver e permitir é a impunidade ainda sobreviva no nosso país, pois a democracia não permite mais essa realidade dos tempos das cavernas.
Portanto é torcer por uma mudança radical de conceitos em todos os setores, da sociedade organizada, da classe política, da Justiça e da Polícia.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO