26.6 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Temer recebe estudantes mato-grossenses campeões

Os cinco estudantes do Senai Mato Grosso, medalhistas na maior competição de profissões técnicas do planeta, participaram de visita ao presidente da República, Michel Temer, nesta quarta-feira (22). Os 56 competidores da delegação brasileira também foram homenageados por senadores durante sessão plenária realizada em Brasília. Participou do evento o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga.
O Brasil obteve o 2º lugar no ranking de pontos no torneio mundial – WorldSkills -, realizado de 15 a 18 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As duas equipes mato-grossenses garantiram medalhas. O ouro foi para Rondonópolis, com os estudantes Thiago Lima, Mateus Gomes e Willon Santos, na competição de Manufatura Integrada. Já a dupla Mateus Santos e Matheus Costa, de Cuiabá, conquistou o bronze na ocupação de Construção de Estruturas para Concreto.
A WorldSkills, realizada a cada dois anos em um país diferente, reuniu nesta 44ª edição mais de 1.200 jovens de 68 países em 52 ocupações técnicas. O Brasil competiu em 50 profissões. Conquistou 15 medalhas (sete de ouro, cinco de prata e três de bronze) e 26 diplomas de excelência.
As provas práticas do torneio reproduzem o dia a dia das profissões. Os participantes devem completar os desafios em padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em ocupações da indústria, do comércio e do setor de serviços, como Automação Industrial, Eletrônica, Web Design, Moda, Confeitaria, entre outras. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante ou equipe de cada país.
“Estamos muito orgulhosos do resultado, uma demonstração do alto nível do Brasil no conjunto das profissões técnicas. O país está entre os cinco melhores nos rankings do mundial, ao lado de potências industriais, como a China, potências tecnológicas, como a Coreia do Sul e a Suíça, e de países emergentes, como a Rússia”, avalia o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO