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terça-feira, novembro 26, 2024

Técnicos da Semed e gestores analisam índices de aprendizagem das escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta segunda-feira (02.09) a Mediação Pedagógica, momento em que serão analisados os índices de cada unidade escolar juntamente com as intervenções propostas nas próprias escolas e metas a serem alcançadas. As reuniões são realizadas de duas em duas horas com uma equipe de sete técnicos do Departamento de Ensino Fundamental, Divisão de Formação e Divisão de Avaliação e Monitoramento de Indicadores com os diretores e coordenadores de ensino de cada unidade. A intenção é analisar os índices de aprendizagem e os procedimentos pedagógicos de 36 escolas até o dia 12 de setembro.
Durante o encontro são apresentados os dados de cada unidade composto pela Prova Brasil de 2007 a 2011 (6º a 9º ano do 2º Ciclo), Provinha Brasil (2ª fase do 1º Ciclo) e SAEM (Sistema de Avaliação de Ensino Municipal) nas fases inicial (início do primeiro semestre de 2013) e medial (final do primeiro semestre).
Depois de analisados os dados e colocadas as intervenções realizadas nas escolas e os resultados obtidos, a equipe discute as situações e propõe novas intervenções pedagógicas que possam melhorar a qualidade de ensino dos alunos.
Depois da análise com cada escola, a equipe terá um panorama do que aconteceu nas escolas, das ações que foram realizadas com êxito e podem ser aplicadas com outros grupos, assim como, as que não surtiram o efeito desejado.
A diretora da Escola “Bonifácio Sachetti”, do Parque São Jorge, Nilza Rosa Dias, destaca que ações como estas dão norte às escolas porque as unidades precisam saber o que estão construindo. Diante da frieza dos números dos índices, ela destaca que “se tem a sensação de que o professor poderia fazer mais, mas o problema também está no aluno e no todo”.
Segundo Nilza, a escola preza pela transparência e os profissionais que lá trabalham têm que ter a clareza da realidade, de como está de fato a aprendizagem dos alunos. “Diante do que está sendo apresentado estudamos e organizamos os projetos alguns dão resultado, mas queremos saber o que de fato está acontecendo para sabermos para onde iremos”.
Para atender alunos que estão no segundo e terceiro ciclo sem estarem alfabetizados a escola criou o “Projeto Despertar” com professores que atendem estes alunos no contraturno da aula.

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