26 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Técnicos da saúde receberam orientações para atendimento a pacientes do Coronavirus

Pelo menos 200 servidores entre técnicos e profissionais médicos de saúde da rede municipal receberam orientações técnicas de como proceder para o acolhimento e atendimento a eventuais pacientes suspeitos de portar o Coronavirus, nas unidades de saúde na última quarta-feira (18). O encontro aconteceu nas dependências (quadra coberta arejada) do Comando do 3º BBM- Batalhão de Bombeiro Militar, na Vila Operária.

As orientações foram repassadas pelo médico infectologista Juliano Munaretto Bevilácqua, e pela Secretária Municipal Izalba Albuquerque. Apesar das qualificações naturais de formação acadêmica da profissão, mas, por se constituir numa doença nova, numa situação nova para praticamente todos os profissionais do setor, eles foram capacitados e atualizados com informações técnicas, tiveram dúvidas esclarecidas quanto aos protocolos técnicos de atendimento do Ministério da Saúde para os casos suspeitos e sintomáticos respiratórios para o Coronavirus.

Na verdade esse treinamento, essa capacitação já faz parte do “Plano de Contingência” para evitar a disseminação do vírus, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com o “Comitê Gestor de Crises” que foi criado para administrar, planejar, coordenar e adotar medidas, encontrando mecanismos técnicos e soluções para acompanhar a evolução de eventuais casos de contaminação que por ventura vierem a ser testados positivos. Além de orientar o gestor municipal quanto a adoção das medidas mais necessárias.

PREVENÇÃO

Para tanto, a prefeitura municipal já está se antecipando e adequando toda a sua rede de atendimento básico à saúde, bem como toda a sua estrutura física e humana de forma preventiva, para o caso de necessidade de atendimento em larga escala, já que um caso foi testado positivo para “covid19”, na rede particular de saúde da cidade esta semana, e todo cuidado é pouco.

Por isso, as orientações básicas são de que as pessoas evitem locais de aglomerações públicas; impeçam a circulação de pessoas idosas, principalmente idas a supermercados, shoppings, cinemas, e uso do transporte coletivo, entre outros.

Além dos cuidados básicos com a higienização das mãos com sabão ou álcool gel, os técnicos de saúde também recomendam a quem estiver (trabalhar) em locais usuais de atendimento ao público, usar máscaras de proteção.

Para disciplinar essas situações o prefeito e Carlos do Pátio publicou um Decreto Municipal nº 9.407 de 17 de março de 2020, que dispõe sobre ações e medidas para minimizar a proliferação entre a população do Coronavírus (Covid-19), no âmbito do município, incluindo a suspenção de aulas na rede pública do município; interrupção de alguns serviços de saúde, como cirurgias eletivas, entre outros.
Ailton Lima/Gcom

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO