A Câmara de Vereadores vai tentar junto à diretoria do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) a busca de uma solução para a questão da cobrança da Taxa do Lixo no âmbito do município. A taxa que segue uma regulamentação do governo federal e impede os municípios que não cobram a mesma de ter acesso a recursos de Brasília.
O atual modelo de cobrança tem causado questionamentos, por parte da população, e diante dessa situação, o Poder Legislativo vai promover uma reunião com a diretora do Sanear, Terezinha Silva para discutir o problema. “Nosso objetivo com essa reunião e ver a melhor forma de não prejudicar a população com essa taxa do lixo e buscar alternativas para amenizar o problema”, explicou o presidente da Câmara, Rodrigo da Zaeli (PSDB).
A reunião com a diretora do Sanear será realizada no período da Ordem do Dia, na próxima terça-feira (17) , a partir das 15 horas.
O vereador Adonias Fernandes (PMDB) vai propor a criação da tarifa social, para atender a demanda da população de baixa renda. O parlamentar também defende que as empresas que praticam dentro da estrutura a coleta seletiva de lixo passem a ter descontos na cobrança da taxa. “É uma maneira de incentivarmos a coleta seletiva em Rondonópolis”, disse o vereador.