22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Taques quer maior enfoque ao social em MT

O governador Pedro Taques quer dar um enfoque mais social para seu governo e a Caravana da Transformação, iniciativa que percorrerá os municípios de todas as regiões de Mato Grosso levando saúde, ações de cidadania e oficinas, é a primeira iniciativa nesse sentido. Em Barra do Bugres (a 168 quilômetros de Cuiabá), acontece os dia “D” da Caravana, com a intensificação dos serviços que foram prestados ao longo da semana na região.

O governador Pedro Taques, que está hoje em Barra do Bugres, disse que serão feitas até cinco edições da Caravana ainda neste ano. Para Taques, a decisão de criar a Caravana levou em conta fatores como a fila por cirurgia oftalmológica. “Além disso, a cada Caravana nós vamos agregando outros procedimentos para a área de saúde. Isso é importante”, destacou. “É muito fácil ficar com as ações na Capital, mas o Estado tem que se fazer presente no interior, com as secretarias. Temos que dar satisfação do nosso trabalho nos lugares distantes”, disse o governador.

O Gabinete de Governo é responsável pela realização da Caravana da Transformação. O secretário de Estado do Gabinete, José Arlindo de Oliveira Silva, afirma que o objetivo da ação é levar cidadania e entregar políticas públicas a toda população. “Em 2014 o governador Pedro Taques prometeu que a gestão não deixaria nenhum mato-grossense para trás. Vamos saldar esse compromisso com a população e a Caravana da Transformação vai passar por todas as regiões do Estado a partir de julho”, disse Arlindo.

A escolha de Barra do Bugres como a primeira cidade a receber a Caravana se deu porque é dotada da infraestrutura hospitalar necessária para esta primeira edição da iniciativa.

Em Barra do Bugres, o atendimento começou na última terça-feira (12) no Parque de Exposições Deputado Renê Barbour. Até ontem, quase 3 mil atendimentos oftalmológicos já haviam sido realizados e mais 10 mil procedimentos realizados. No primeiro dia de uso do centro cirúrgico móvel, foram realizadas 268 cirurgias.

Uma das metas da Caravana é diminuir a fila para cirurgias oftalmológicas. As cirurgias oftalmológicas oferecidas na Caravana passaram pela avaliação da Vigilância Sanitária e são realizadas com a máxima segurança. O governo de Mato Grosso contratou o sistema de cirurgias de catarata e pterígio mais moderno do país e com o menor índice de complicação possível.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, os procedimentos são realizados em quatro carretas com ambulatórios móveis, sala cirúrgica e um ambiente pós-operatório. Os estabelecimentos já passaram pela avaliação da equipe de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e foram considerados seguros para receber a população dos 12 municípios do médio norte mato-grossense.

Segundo o secretário, os procedimentos contratados pelo governo do Estado foram considerados os mais modernos do país com trabalhos semelhantes realizados no Mato Grosso do Sul e na Bahia. A taxa de complicações é inferior a 1% e, ainda assim, caso alguma remota complicação ocorra, a SES montou uma estrutura especial para conduzir o paciente ao Hospital Regional de Barra do Bugres ou até mesmo para Cuiabá.

A equipe que cuidará das consultas é composta por 80 profissionais, com oito médicos oftalmologistas, sendo cinco clínicos, três cirurgiões, além de um médico intensivista (anestesista) à disposição da equipe.

Durante a Caravana, o governo irá disponibiliza os seguintes serviços: cadastro e confecção do Cartão SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3×4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra e embelezamento.

Também são oferecidas oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho, sensibilização para o trabalho, orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidentes domésticos, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realizará serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Para realizar o projeto, o governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra e Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT. Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool.

Fonte:FolhaMax.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO