Taques anuncia programa com R$ 3 bilhões em ações para o Estado

O governador Pedro Taques lançou na última segunda-feira (06.07) o programa Transforma Mato Grosso, um conjunto de ações integradas que têm orçamento previsto de R$ 3 bilhões. Com mais de três mil ações que serão desenvolvidas pelo governo, o programa colocará em prática as propostas elencadas no plano de governo que foi apresentado à população.
O pacote de ações Transforma Mato Grosso foi moldado de acordo com os cinco eixos do programa de governo, sendo eles: Viver Bem; Educar para Transformar e Emancipar; Cidades para Viver – Municípios Sustentáveis; Estado Participativo e Empreendedor; e Gestão Eficiente, Transparente e Integrada. O foco é a apresentação de resultados rápidos à população, então as ações são para os próximos seis meses de gestão.
. Um hotside foi criado, a página conta com vídeos institucionais que apresentam de forma didática o que já foi realizado em áreas como saúde, segurança pública e infraestrutura. No hotsite também estão na íntegra os compromissos firmados pelos secretários. Para navegar no site, basta acessar:www.transforma.mt.gov.br.
Chamado pelo governador Pedro Taques de “Acordo de Resultados geração 01”, o Transforma Mato Grosso será responsável pela articulação permanente das secretarias de Estado, integrando políticas públicas para o desenvolvimento social nas áreas mais vulneráveis, discutindo em rede as prioridades e o controle dos resultados.
O programa reconhece que a saúde é o principal problema que assola o mato-grossense. Pra mudar essa realidade, o governo prevê, por exemplo, a aquisição de ambulâncias para atender os 141 municípios, regularização do fornecimento de medicamentos, entrega imediata das demandas judiciais em domicílio, conclusão das Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs) em todos os munícipios e aquisição de equipamentos para as unidades existentes.
.
O documento ainda prevê a aquisição de 300 caminhonetes e 100 motocicletas para a segurança pública. Segundo o governador, cabe ressaltar que cada município receberá, pelo menos, uma nova caminhonete da Polícia Militar. Há ainda a aquisição de 150 fuzis, 50 submetralhadoras modelo HK, 630 pistolas e 3 mil coletes à prova de balas.
Para combater a criminalidade e proporcionar mais segurança, o Estado deve ser divido em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública. Com isso, o Estado poderá trabalhar melhor as ações de manutenção e as operações ostensivas e preventivas. Ao mesmo tempo, o Governo atuará na área social fortalecendo os programas: Bombeiros do Futuro, De Cara Limpa Contra as Drogas, Proerd e o Rede Cidadã.
Na Educação, o Acordo de Resultado prevê a construção de quatro novas unidades escolares (Cláudia, Várzea Grande, Barra do Bugres e Alta Floresta) e reforma de outras quatro (Cuiabá, Várzea Grande, comunidade de Mimoso – Santo Antônio de Leverger, Rondonópolis e Nobres). Ainda na questão estrutural, o governo prevê a reforma de quadras poliesportivas (Aripuanã, Campo Verde, Colider, Colniza, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande) e recursos para pequenos reparos.
Para transformar a logística de Mato Grosso e proporcionar mais competitividade, neste momento, o Estado já colocou 172 frentes de trabalho do programa Pró-Estradas e da parceria feita com 84 prefeituras.
Outras áreas também tem ações previstas no Transforma Mato Grosso;
Cultura, Assistência Social, Justiça e Direitos Humanos, Cidades, Infraestrutura. Desenvolvimento Econômico, e Agricultura Familiar.