Cardiologia: Ceadas contabiliza números acima da meta em 2014

O Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas acumulou índices de atendimento acima da expectativa nos primeiros cinco meses do ano. Especialmente na cardiologia, onde ocorre a maior demanda, mais de cinco mil consultas já foram feitas em 2014 e só no último mês de maio quase 800 eletrocardiogramas foram realizados. A coordenadora da unidade,Conceição Abreu, garante que a demanda reprimida de exames em cardiologia, hoje não existe mais.
Conceição abordou o fato de que, apesar de ser o serviço mais procurado, o ‘eletro’ não é o único procedimento da especialidade cardíaca tida como referência no Ceadas. “Neste ano fizemos quase 200 monitoramentos por holters, vários ecocardiogramas e ecodopplercardiogramas. Também executamos o teste de esforço físico, com esteira ergométrica, que até pouco tempo atrás era raridade ter na saúde pública. Para oferecer todos estes serviços, o Ceadas conta hoje com oito cardiologistas, o que nos credencia como uma unidade referência no assunto na região Sul do Estado, sem dúvida”, enaltece Conceição.
Apesar de ter a cardiologia na linha de frente, vários outros procedimentos elevam o Ceadas para o topo dos centros de saúde mais acessados pelas centrais de regulação municipal e do Escritório Regional do Estado. “Em maio, foram feitos 1.679 exames de Raio-X em nossa unidade e 1.285 ultrassons. A ortopedia , no mesmo mês, atendeu 1.049 pessoas, enquanto que no ano mais de 3 mil pacientes fizeram consultas com dermatologistas e outros 2.500 foram atendidos por nossos neurologistas”, detalhou a coordenadora.
A oftalmologia, ainda segundo Conceição, também é outra especialidade que leva centenas de pessoas mensalmente ao Centro Albert Sabin. Já o centro cirúrgico existente na unidade realizou 300 pequenos procedimentos nos últimos 30 dias.