POLÍTICA

Símbolo da cidade, Ipê Amarelo será imortalizado

Meio Ambiente pretende doar toda a madeira do frondoso ipê aos artesãos e fará plantio da muda para substituir a árvore na Praça Brasil

Na semana passada, Rondonópolis perdeu um dos seus principais símbolos, o Ipê Amarelo da Praça Brasil. A forte chuva que atingiu a cidade, no último dia 10, acabou findando a beleza da árvore, presente em várias fotografias no período da florada. Ela era o cartão postal da cidade, na edição 515, do jornal Folha Regional, especial de aniversário de Rondonópolis, o Ipê Amarelo foi um dos destaques. Na ocasião a historiadora Laci Alves afirmou que desde que se recordava, ele já estava com a praça se tornando o símbolo da cidade. Oficialmente, a construção da praça ocorreu 1967.
Com a queda e retirada da árvore, a pedido de alguns artesãos, a Prefeitura decidiu nesta semana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente entregar partes da árvore da espécie Ipê, para artesãos a imortalizem em forma de arte.
O Ipê Amarelo era cartão postal da cidade, sendo fotografado a cada florada devido sua beleza e flores amarelas que formavam tapetes na Praça Brasil. Retirada do espaço público após queda, sua madeira foi armazenada na secretaria e agora terá um novo destino, às mãos dos artistas locais que doarão as obras de escultura depois de prontas ao município.
Quanto à reposição da árvore, a Secretaria já está se organizando e tão logo esteja preparado local e solo, convocará a população para presenciar o replantio. “Entendemos que outra muda precisa ser colocada no local para que futuras gerações tenham a mesma oportunidade de contemplação desta bela espécie”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, João Copetti.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo