AGROPECUÁRIA

Leilão traz o melhor da genética

Animais que destacam o que há de melhor na raça, são recordistas, cheios de títulos. Porém, são únicos. Para a maioria dos seus criadores, não há valor que justifique a venda. Por isso, os leilões de prenhezes e embriões vão conquistando público e aumentando os lances e valores de arremates. Para a edição 2009 da 45ª Exposição Internacional Agropecuária Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro) as expectativas não podiam ser melhores.
Neste domingo, a leiloeira Programa Leilões, reúne o que há de melhor em genética, tanto nos rebanhos mato-grossenses, como também de vários outros estados. Participam animais vindos de Minas Gerais e São Paulo, por exemplo.
Por ser um nicho considerado recente da pecuária nacional, os leilões de prenhezes e embriões quebram recordes a cada batida do martelo. Para o evento desta noite, o leilão ‘Prenhezes Mato Grosso’, a média esperada é de cerca de R$ 30 mil por animal, de um total de 30 que estarão à venda. Se os valores forem confirmados, o evento terá atingindo faturamento “muito bom”, como afirmam os organizadores. A venda de um animal ainda no ventre, embute um risco, disso ninguém duvida, afinal, o que está à venda, é apenas um óvulo fecundado. O que enche os olhos é a qualidade da matriz, “afinal, o que vem para a pista, são matrizes de mais alta linhagem, consagradas e como para os seus criadores não há preço que pague animais deste nível, os leilões de prenhezes e embriões, são boas oportunidades para quem quer melhorar a qualidade genética do rebanho e de uma forma mais acessível”, explica o presidente da Comissão de Animais da 45ª Expoagro, Alexandre El Hage.
No passado, a Expoagro foi palco do primeiro leilão apenas de embriões. Antes, as feiras como a Expoagro, no Estado, negociavam um ou outro embrião durante os arremates de animais de elite. “É a oportunidade para o pecuarista escolher o que mais lhe interessar baseado na árvore genealógica do embrião".
Ainda na grade de leilões desta edição da Expoagro, a Programa Leilões realiza no dia 7, próxima terça-feira, mais um leilão de embriões, a partir das 20h, no Centro de Eventos da Acrimat. "É a hora de melhorar o rebanho e investir em genética. Tenho certeza que haverá produtos de qualidade que vão incrementar o setor durante a feira e também depois dela, porque muitos contatos são feitos para posteriores negócios, disse uma fonte da leiloeira.
PROGRAMAÇÃO – Hoje as atividades no parque de exposições senador Jonas Pinheiro, seda da feira, começam cedo. Os animais do leilão entram no Parque de Exposições Jonas Pinheiro a partir das 6 horas. Às 9 horas tem prova de três Tambores e seis balizas da raça Árabe, na pista Thabata de Arruda Lasmar. Às 17 horas tem prova de cinco Tambores em dupla com salto (campeonato Cavalo completo), na pista Thabata de Arruda Lasmar. Às 13 horas será realizado o Leilão Capão de Angico & Santa Helena, no Centro de Eventos com a leiloeira Estância Bahia Leilões e transmitido pelo Canal Terra Viva. Às 20h está confirmado o Leilão Prenhezes de Mato Grosso, no Cenarium Rural, com a leiloeira Programa Leilões com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. A noite encerra com a apresentação da dupla de humor Nico & Lau.
Diário de Cuiabá (MARIANNA PERES)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo