Divulgar oficialmente o Estado de Mato Grosso e inserí-lo no mercado de investidores internacionais. Esse foi o tema tratado pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, no encontro com a presidente do Safra National Bank, Simoni Moratto, e vice-presidente Marcel Vieira. A reunião ocorreu nessa segunda-feira (04.04), primeiro dia de agenda oficial da comitiva mato-grossense nos Estados Unidos.
Uma das propostas apresentadas aos executivos em Nova York foi acrescentar o potencial econômico de Mato Grosso e as oportunidades de negócios nas áreas de mineração e agronegócio na divulgação do portfólio de seus parceiros. “O mercado está capitalizado e precisa de bons projetos e lugar seguro, Mato Grosso tem muito a oferecer e quer sair na frente”, argumentou Silval Barbosa.
O governador destacou que tem intensificado a divulgação de Mato Grosso internamente no País e vai fazer isso no exterior. Uma das audiências destacadas por Silval Barbosa é com os executivos da Motolora que deseja expandir seus investimentos no Brasil. “Nós vamos colocar Mato Grosso como opção”.
O governador se reuniu ainda com um grupo de investidores composto por fundos internacionais, especialistas em investimentos no setor de infraestrutura. A comitiva mato-grossense, formada pelos secretários Pedro Nadaf, de Indústria, Comércio, Minas e Energia; Eder Moraes, chefe da Casa Civil e Roseli Barbosa, secretária e Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social visita solo americano em um bom momento, logo após recente e simpática visita do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, ao Brasil.
Silval Barbosa e secretários de Estado deixaram o Brasil no sábado, 02.04, e retornam no dia 09 de abril. Nos dias cinco e seis de abril o governador participa da 13ª edição do Fórum Nacional de Líderes de Governo – América Latina e Caribe. O evento será realizado pela empresa de tecnologia Microsoft, e reunirá autoridades, empresários e estudiosos para troca de experiências.
Com o tema “Inspirando a nova geração de líderes de governo”, o Fórum tem como meta fomentar o debate sobre o papel da educação na nova geração de cidadãos, o desenvolvimento econômico, inclusão social e o aumento da eficiência governamental por meio do uso da tecnologia. A proposta é desenvolver o relacionamento entre os líderes com discussões interativas, estudos de casos práticos e apresentações de palestrantes, entre eles o ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, que integra a comitiva do governador ao EUA, disse que a participação do Governo no Fórum de Líderes tem o objetivo de “acompanhar de perto a economia mundial dos Estados Unidos e também as fundamentações da macroeconomia em base sólida, para não errarmos em termos de novos investimentos para o Estado de Mato Grosso”, disse.
Fonte;