Natural de Curitiba capital do belíssimo Estado do Paraná, onde passou parte de sua infância. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória de vida do abnegado cidadão Sidnei Fernandes, que nos dias de hoje continua prestando um grande serviço a sociedade rondonopolitana no cargo de vereador pelo (PDT) com importantes projetos e indicações a favor da nossa população.
Jornal Folha Regional: Quais as lembranças da infância em Curitiba?
Sidnei: Meus pai Eldemir Fernandes e Odete Abrão, sempre foram muito dedicados a família, a principio eu estudei no colégio militar no Boqueirão, a infância foi muito construtiva, alegre e com a responsabilidade e seriedade. Tenho um irmão falecido, hoje está entre nós Elvecy, Hugo e Pedro, é na infância que formamos o nosso caráter. Meus pais sempre nos orientaram a caminhar na vida com dignidade, honestidade e compreensão.
JFR: Os seus pais saíram de Curitiba PR de mudança para o Estado de Mato Grosso do Sul, quais os motivos dessa mudança?
Sidnei: O meu pai, como miliatar do Exército Brasileiro, e de tempos a tempos mudava de cidade, até mesmo pra a elevação de patente, e assim ele foi designado para cidade de Jardim MS. Eu estava com 12 anos de idade, e chegando lá eu continuei meus estudos, na Escola Coronel Felício que era mantida pelo exército.
JFR: Durante esse período dos seus estudos em Jardim, você já tinha uma perspectiva de qual profissão seguiria na vida?
Sidnei: Naquele tempo ainda não, mas foi um excelente momento na minha vida, eu tive a oportunidade de fazer vários cursos dentre eles o Curso Técnico de Pontes e Estradas. A escola tinha uma estrutura de ensino diferenciada, que procurava capacitar muito bem todos os alunos que por ela passavam. Em Jardim eu conclui os Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Após fui para São Paulo onde me formei em Educação Física.
JFR: Veio novamente o roteiro de mudanças na sua vida, desta vez para Mato Grosso, fale um pouco sobre aquele momento:
Sidnei: Nós viemos para Mato Grosso, fomos morar inicialmente no Pantanal na cidade de Santo Antônio do Leverger onde residimos durante 10 anos. A escola que havia no local foi fechada, eu tinha que encaminhar os meus filhos para que continuassem os estudos. Assim viemos de mudança para Rondonópolis, naquela ocasião nós já tínhamos uma propriedade aqui na cidade, e deu tudo certo.
JFR: Como você vê o contexto familiar, e o que ela representa?
Sidnei: Sou casado com Ailda Graciosa dos Santos Fernandes, temos dois filhos Krissie e Kaique, ambos casados. A família é a base fundamental que constrói toda a sociedade, e o meu trabalho é a favor dessa sociedade, principalmente pelos mais jovens no setor da educação física e das comunidades em geral no setor político.
JFR: Nas questões nacionais, estaduais e municipais o Brasil tem jeito?
Sidnei: Sem dúvida, sempre haverá soluções para os problemas, basta que os gestores vistam a camisa a favor da população, com honestidade, e transparência. É preciso desenvolver projetos que são abrangentes que beneficiam a sociedade como um todo, nas áreas da economia, segurança, educação, saúde, esporte, cultura e lazer. Eu acredito num Brasil para todos sem burocracia e preconceitos.
JFR: Como foi a sua entrada na política, era um sonho muito antigo?
Sidnei: Meu sonho é que este país tenha justiça social, em certa ocasião, eu estive no nordeste mais especificamente na cidade de Juazeiro do Norte, conhecendo um pouco daquela região foi uma experiência que marcou profundamente, vi pessoas sem alimento passando fome, e vi também muitas pessoas passando fome espiritual, ou seja a falta de Deus em seus corações. Eu nunca tive paixão pela política, apesar de ter parentes na política, mas ao longo do tempo eu percebi que poderia ajudar um número maior de pessoas através da política
JFR: Qual é a sua auto análise mediante atuação do vereador Sidnei Fernandes?
Sidnei: Procuro fazer um trabalho voltado para todos os setores da sociedade rondonopolitana, para as comunidades que precisam de atenção do poder executivo a fim de resolver as suas pendências, principalmente na parte física dos bairros. Minha função é fiscalizar o executivo de todas as formas, no setor educacional, no setor da saúde. O vereador vai a muitos lugares, praticamente conhece todos os bairros da cidade e suas carências, é diante dessas andanças que nós passamos os principais problemas para o executivo. O grande problema do Brasil não é falta de bons projetos, mas sim de coloca-los em prática, tenho como filosofia pessoal não desistir jamais, perseverar sempre.
JFR: Sidnei você passou por vários momentos importantes na sua profissão em Rondonópolis quais foram?
Sidnei: Aqui eu cresci profissionalmente, eu trabalho há 18 anos na Escola Odorico Leocádio da Rosa, onde exerço a minha função de professor de Educação Física. Atuei também na Escola Santo Antônio e na Escola Municipal Tancredo Neves onde encampei uma mudança, a escola estava começando e não tinha ainda uma equipe diretiva, passei a contribuir para que essa diretoria se concretizasse. Com apoio de toda aquela comunidade escolar construímos a quadra coberta para as atividades recreativas e esportivas.
JFR: A quem você gostaria de agradecer durante a sua trajetória:
Sidnei: Agradeço aos meus pais, meus familiares e muitos amigos, a todos os professores da rede estadual da educação pela seriedade e pelo grande empenho, e apoio aos milhares de alunos. Quero agradecer e parabenizar também os meus colegas vereadores pela seriedade e integridade no trabalho do poder legislativo rondonopolitano em favor da sociedade local.