SIAR-SUL promove o I Encontro da Cadeia Produtiva do Arroz de Terras Altas em Paranatinga(MT)
Paranatinga irá sediar o I Encontro da Cadeia Produtiva do Arroz de Terras Altas, evento que irá discutir a qualidade da produção do arroz e o abastecimento na região Sul de Mato Grosso. O encontro acontece no próximo sábado (21) a partir das 8 horas no auditório da Prefeitura de Paranatinga e deve reunir produtores e industriais. A coordenação é da APL (Arranjo Produtivo Local) do Arroz e do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região.
Na oportunidade, a Embrapa estará apresentando os resultados de produtividade e qualidade de grãos de cultivares de arroz testadas em Paranatinga, com produção tecnicamente correta em três unidades demonstrativas em campos experimentais. Também serão apresentadas linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil, o BBConvir e a proposta de consolidação de um grupo de 40 produtores de arroz na região de Paranatinga dispostos a implementar na lavoura a tecnologia apresentada pela Embrapa nos campos experimentais. A proposta é fortalecer o setor e promover a sustentabilidade da cadeia produtiva da lavoura à indústria dando maior segurança ao consumidor.
“Estamos trabalhando para alavancar o setor e hoje sabemos que Mato Grosso tem como produzir grãos de melhor qualidade e ter maior lucratividade com a lavoura. Além da produção do arroz ser uma alternativa na rotatividade de cultura e até mesmo na opção de plantio para terras de pastagem”, explica o presidente do Siar-Sul/MT, Mauro Cabral de Moraes.
A pesquisa feita em Paranatinga através da iniciativa do Siar/Sul dentro da APL trouxe uma proposta de produção na recuperação de áreas degradadas e pastagens. O projeto e seus primeiros resultados foram abordados no Encontro Internacional do Arroz, que aconteceu no início de junho em Cuba. O palestrante foi o engenheiro agrônomo da Embrapa, Carlos Magri que coordena o trabalho em Mato Grosso.
Entre os parceiros da APL na realização do encontro estão a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Prefeitura Municipal de Paranatinga-MT, o Siar-Sul/MT Sindicato das Indústrias de Alimentos do Sul-MT e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento conta ainda com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Banco do Brasil, Agronorte, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A participação é gratuita. Outras informações pelo telefone (66) 3421-4947.
Da assessoria