22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Setrat prioriza modernização de semáforos

O próximo passo no projeto de modernização do trânsito de Rondonópolis, é a instalação de novos semáforos, que operam de forma sincronizada. A Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrat) fez um estudo, junto a engenheiros elétricos, e, em um primeiro momento, 45 semáforos novos na área central, solucionariam a questão, pelo menos na região de maior fluxo de movimento.

O secretário da Pasta, Argemiro Ferreira, explica que os aparelhos hoje instalados em Rondonópolis têm de três a vinte anos de uso e a manutenção é mais complicada. “As peças são ultrapassadas, porém ainda conseguimos fazer algumas reposições de peças com rapidez. Hoje, por dia, são trocadas de nove a 10 lâmpadas queimadas, seja por oscilação da energia elétrica ou até mesmo pela vibração dos carros”.

A Setrat já solicitou à Secretaria de Administração que prepare um Edital para fazer a aquisição dos equipamentos e, de acordo com o secretário Argemiro, é preciso instalar um novo sistema, com uma peça que será o coração de toda a operação, a controladora. “Trocando este equipamento poderemos sincronizar os semáforos de forma eletrônica, pois a existente só nos permite a operação de forma manual. Já estas novas, com GPRS (General Packet Radio Services – Serviços Gerais de Pacote por Rádio), mandarão todas as informações direto para a central. Isso trará mais conforto e mobilidade aos condutores, principalmente em horários de pico”.

FUNDO MUNICIPAl

Argemiro Ferreira explica ainda que o recurso proveniente da modernização do trânsito devem ser depositados no Fundo Municipal e serão aplicados diretamente nas melhorias no trânsito e que, dentre as prioridades está a troca dos semáforos. “Vamos utilizar os valores das multas, dos aluguéis dos espaços rotativos e o percentual previsto do pátio para essas benfeitorias. Este será o primeiro investimento que faremos”.

O secretário fala que a Setrat está aberta a ajustes e acata sugestões que contribuam com a melhoria da mobilidade urbana. “O sincronismo entre os semáforos deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. O que vai aliviar as principais vias da região central da cidade, dando mais agilidade ao trânsito no local”, conclui.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO