23.4 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Setrat e Semed fecham parceria para curso de formação de agentes de trânsito mirins

O secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, discutiu, nesta sexta-feira (30), com a responsável pela pasta de Educação do Município, Ana Carla Muniz, os últimos detalhes dos cursos de formação de 80 agentes mirins que iniciam na próxima semana, na Escola Municipal Rosalino Antônio da Silva. A parceria tem o objetivo de se expandir por outras unidades educacionais no Município e ter, até o fim do ano, 300 agentes formados para difundir a educação no trânsito pelas escolas, ruas e, principalmente, aos seus pais.

Cada aluno participante, de seis a nove anos, terá aproximadamente 20 horas de aulas ministradas por agentes de trânsito do Município, sem alterar a grade normal das instituições. “Vamos usar os espaços das próprias escolas. Vão ser 16 horas de aulas teóricas e outras quatro horas práticas, onde os alunos irão conhecer a sede da Setrat e o trabalho que desenvolvemos e passar, por exemplo, no Nilmo Júnior, para que vivenciem a realidade de quem foi vítima de um acidente de trânsito”, explicou Argemiro.

O grupo ficará à disposição do Município após a formação para que ‘reforce’ o trabalho dos agentes adultos, os amarelinhos, nas blitzes de conscientização promovidas periodicamente pela Setrat. Pós-formados, os agentes mirins terão bonés personalizados e durante as aulas e ações vestirão coletes oficiais. A secretária Ana Carla Muniz considera fundamental a iniciativa de enxergar a criança como um multiplicador poderoso de informação.

“Durante as aulas, os alunos terão noções sobre legislação de trânsito, a importância do respeito ao pedestre, sobre o não uso do celular enquanto se dirige, sobre as especificações de cada meio de transporte e não temos dúvida que isto dá muito resultado. Estes agentes mirins serão fiscais quando saírem com os pais e são desprendidos para chamar a atenção de qualquer outro adulto quando este errar”, ressalta Ana Carla.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO