Estatísticas fornecidas pelo Ministério dos Transportes comprovam que a maioria dos acidentes nas ruas, avenidas e estradas é causada pela imprudência e falta de atenção dos motoristas. Para diminuir o número de ocorrências desta natureza, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setrat) divulga dicas sobre como dirigir de forma correta, afim de evitar acidentes causados por falha humana.
O secretário da pasta, Rodrigo Lugli, diz que a Setrat repassa as informações à população obtidas do Ministério dos Transportes. “Realizamos a distribuição de folhetos explicativos em todos os eventos promovidos pela secretaria, e sempre aconselhamos os cidadãos sobre como se comportar de maneira a preservar a integridade de todos: motoristas e pedestres”.
Entre as principais observações feitas nos cartazes, propagandas, placas e panfletos estão as obrigatoriedades da manutenção veicular, direção defensiva, uso do cinto de segurança, não abusar da velocidade e o mais importante: não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.
Verificar se itens como faróis e lanternas, extintor de incêndio, pneus, macaco, chave de roda e triângulo estão em perfeito funcionamento e realizar a manutenção preventiva da suspensão, freios, motor, alinhamento, balanceamento e parte elétrica diminuem muito a chance de se envolver em um acidente.
Em caso de pista molhada, o mais importante é redobrar a atenção. “Manter os vidros, faróis e lanternas limpas, além de verificar o estado dos limpadores de para-brisa, faróis, luzes de ré, pisca-pisca e pneus é essencial, no entanto novamente o mais importante é a atitude do motorista”, destaca Lugli.
PREVENÇÃO
Segundo o Ministério dos Transportes e a Setrat, a melhor forma de evitar acidentes ainda é direção preventiva. “Antes de sair, verifique se está tudo bem com você e com o veículo. Respeite a sinalização e fique de olho não apenas nas suas manobras, mas nas atitudes de outros motoristas e pedestres também. Bons hábitos fazem toda a diferença no trânsito”, conclui o secretário Lugli.
TELEFONES ÚTEIS
Polícia Militar – 190
Polícia Rodoviária – 191
Samu – 192
Corpo de Bombeiros – 193
fonte:ASCOM/ROO