POLÍTICA

Thiago Silva segue com luta pela Unemat e critica inércia de direção

O vereador Thiago Silva (PMDB), que também lidera o movimento Pró-Unemat, mostrou nos últimos dias que não desistirá tão fácil da instalação do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat em Rondonópolis. A bandeira de luta que foi uma das responsáveis por levá-lo a uma cadeira no parlamento municipal, segue sendo uma aliada política do jovem. O principal entrave, segundo a fala de Thiago, fica por conta da burocracia implantada pela direção administrativa da universidade que ainda não conseguiu desenrolar junto ao Governo do Estado a vinda da instituição pública de educação.

Silva cobra da reitoria da Universidade o cumprimento do acordo feito na cidade mais importante do sul de Mato Grosso no início do ano. “Uma comissão especial para acompanhar a instalação da Unemat veio à Rondonópolis com intuito de intermediar a questão de infraestrutura com o governo do estado e município. O vestibular chegou a ser aberto, mas por determinação do Ministério Público foi adiado. Os responsáveis pela Unemat em Mato Grosso, disseram que após a eleição para escolha do novo reitor da instituição, o vestibular seria realizado. As eleições da universidade ocorreram e até agora nada. Não retomaram a instalação do campus no município e nem abriram novamente o vestibular”, desabafou o vereador.

Como primeira proposta da direção, estava a migração dos cursos da unidade de Alto Araguaia para Rondonópolis: Licenciatura em Letras, Bacharelado em Direito e Bacharelado em Comunicação Social (jornalismo). Apesar da argumentação pedagógica por parte da Unemat ser de que houve um estudo da demanda local, a realidade rondonopolitano, com falta de mão obra em linhas de produção industrial e em outros setores, evidencia que na verdade não ocorreu nenhum amparo técnico para a decisão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo