POLÍTICA

Nova Unidade de Pronto Atendimento inaugurada

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada nesta quinta-feira (30) em solenidade realizada às 10h. A UPA entrará em funcionamento imediatamente e atenderá os pacientes que antes eram encaminhados para o PA. A nova estrutura permite maior comodidade e atendimento mais humanizado para a população.

O prédio que custou mais de R$ 5 milhões, sendo R$ 1,9 milhão obtido do governo federal e o restante assumido com recursos próprios, possibilitará o atendimento dos pacientes que hoje vão para no Pronto Atendimento adulto e infantil, em uma área de 3,1 mil metros quadrados oferecendo mais conforto e qualidade aos usuários.

“Estou muito feliz de poder entregar um prédio adequado e moderno, que atenderá nossa população com a dignidade merecida. Foi uma obra que demorou, mas é gigante, já está sendo equipada e conta com um grande número de profissionais que atenderá com carinho nossa população. Essa unidade vai ser referência para 18 municípios, estaremos de portas abertas para atender 24 horas cerca de 500 mil pessoas, ou seja, um sonho que se tornou realidade” destacou o prefeito.

Classificada como porte III, a UPA conta com 21 leitos de observação. Nela serão atendidas pessoas em pequenas e médias urgências e emergências com clínicas médicas, cirúrgicas e ortopédicas, além do serviço de odontologia. A estrutura conta com três recepções, uma específica para traumas, salas de atendimento, de espera, banheiros femininos e masculinos, salas de reidratação e observação, sala de gesso, postos de enfermagem, setor de isolamento, sala de inalação, de curativo, raio-x, administrativos, almoxarifado, cozinha, central de gazes, depósito, rouparia entre outros.

Para o secretário Municipal de Saúde, Israel Paniago, o atendimento não estava mais sendo comportado nas unidades disponíveis e o novo prédio será um ganho para profissionais e pacientes. “É um ambiente mais amplo, é uma unidade nova, espaçosa, que conseguirá atender a demanda, triplicando os atendimentos que serão ainda mais humanizados, principalmente quando se trata de urgência e emergência”, afirmou.

Enite Pereira de Souza, médica que inaugurou a nova estrutura realizando os primeiros atendimentos, diz que o espaço é amplo e apropriado. Ela observa e destaca a claridade das salas do consultório, ressaltando o quanto o local é diferenciado e está proporcionando um melhor ambiente de trabalho para os profissionais que ali desempenham seu papel.

Já para o usuário Everson de Souza Cardoso, esta é uma obra de excelência. “Com certeza foi um dinheiro muito bem aplicado. Sinto-me dignificado, respeitado diante de uma unidade tão bem projetada para acolher nossa população”, disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo