Sesi realiza palestras sobre câncer de mama durante Outubro Rosa

Com a estimativa de 60 mil novos casos em todo o país até o fim deste ano, sendo 680 somente em Mato Grosso, o câncer de mama está entre os que mais atingem as mulheres (29,5% dos registros), conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para orientar sobre a importância da prevenção e detecção precoce da doença que mais mata mulheres, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) realizará a palestra “Câncer de Mama” durante o Outubro Rosa, em todo o estado.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida e a doença ocorre raramente antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, principalmente após os 50 anos. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Na palestra com duração de uma hora, os participantes vão conhecer a anatomia básica das mamas, localização dos Linfonodos, detecção precoce, sinais e sintomas do câncer. O tratamento, fatores de risco, diagnóstico e autoexame das mamas são temas que também integram o conteúdo.

De acordo com o médico do Sesi, Ediney Espínola, a informação é o primeiro ato para a prevenção. “As mulheres precisam conhecer seu corpo e cuidar dele. O câncer tem cura, porém precisa ser detectado nas fases iniciais. Durante a palestra, os participantes vão conhecer os pontos principais dessas ações que podem salvar vidas”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo