O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade a distância. São 1.436 vagas gratuitas para trabalhadores da indústria e comunidade nos municípios de Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Podem se matricular maiores de 15 anos para o término do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e maiores de 18 anos para o Ensino Médio
De acordo com a superintendente do Sesi, Lélia Brun, a EJA é a oportunidade para as pessoas que desejam realizar o sonho de entrar na faculdade ou começar um curso profissionalizante no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). “Concluir a Educação Básica dará a oportunidade de conquistar novos cargos no mercado de trabalho, ter um salário melhor e, ainda, melhorar a qualidade de vida da família. E o primeiro passo para tudo isso o Sesi oferece gratuitamente, inclusive com a estrutura das unidades que têm computadores e tutores para tirar dúvidas”, destaca.
Com duração de 18 meses para o Ensino Médio e 24 meses para o Ensino Fundamental, as aulas são 80% a distância e 20% presenciais, para avaliações e esclarecimento de dúvidas. Os interessados que estejam na região metropolitana de Cuiabá podem se matricular no Sesi Várzea Grande, que tem 332 vagas disponíveis. Em Rondonópolis são 333, Sinop tem 498 e Cáceres oferece 273 vagas.
Documentos para a matrícula
Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar os seguintes documentos nas unidades do Sesi: cópia da Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do Histórico Escolar original. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.
Os demais interessados precisam apresentar a cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e Histórico Escolar Original.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Sesi em Várzea Grande pelo (65) 3685-2311, Cáceres no (65) 3222-1216, Rondonópolis no (66) 3302-0020 e Sinop no (66) 3531-3611