A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2009, disse nesta terça-feira (7) que ainda é cedo para pensar em mudanças na previsão de receitas para o Orçamento 2009. Ela alertou que é importante não criar um ambiente de pânico na economia. “O ambiente não é para pânico e sim para cautela. O governo tem tomado medidas necessárias, pontuais e no tempo certo para acudir setores atingidos pela crise. São medidas para calçar possíveis riscos”, disse a senadora, referindo-se às medidas editadas pelo governo para garantir a estabilidade de instituições financeiras menores.
Dentre essas medidas está a que permite o financiamento do Banco Central para que bancos maiores possam adquirir carteiras de créditos dos bancos menores ou sem liquidez. “O importante nesse momento é não transformarmos a possibilidade de rever a proposta de orçamento em um cavalo de batalha. Nossas exportações não têm mais como principal destino os Estados Unidos, temos outros destinos”, considerou.
A senadora Serys informou que as reuniões da Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso com técnicos do governo serão mais freqüentes nesse momento em que a crise atinge alguns setores brasileiros e que a opção é aguardar os acontecimentos para, posteriormente, tomar medidas pontuais para proteger o Brasil. Nesta terça-feira, Serys participou de uma reunião com o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na CMO. Na ocasião, o ministro admitiu que o “governo ainda não tem clareza” quanto á profundidade da crise mundial. O Senado já aprovou a convocação do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para vir à Casa e discutir sobre o assunto.
Assessoria da Senadora Serys Slhessarenko