Com o resultado do segundo turno e finalizado todo o processo eleitoral, a Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez uma avaliação sobre as eleições em Mato Grosso. A parlamentar que percorreu 106, dos 141 municípios do Estado, disse que o clima de campanha foi “bom”, mas lamentou a morte de um candidato a prefeito assassinado em Barra do Garças. Ressaltou, no entanto, que o assassinato do candidato não foi motivado por questões eleitorais.
Para o PT, o crescimento foi significativo, afirmou Serys. Eram sete prefeituras em 2004 e o número subiu para 18 para o próximo pleito, em 2009. Já as vice-prefeituras, eram 12 e em 2009, serão 20.
Serys ressaltou que a grande diferença entre as eleições anteriores foi em relação aos comícios. Este ano, foram proibidos os chamados “showmícios”, nos quais cantores são contratados para fazerem apresentações. “Mudou o público dos comícios, as pessoas vão para ouvirem os candidatos, e pude notar que muitas crianças participaram. Isso é muito importante para o Brasil.”
E finalizou: ”Tanto em Mato Grosso como no Brasil, foi um momento democrático muito rico. A eleição mais relevante é a municipal: é nos municípios que as pessoas moram e têm acesso aos políticos com facilidade.”
Da assessoria