GERAL

Dia Mundial do Rim é marcado com palestra educativa para pais e filhos

Como parte da campanha do Dia Mundial do Rim, que neste ano é voltada para a prevenção na infância, a Prefeitura de Rondonópolis promoveu uma palestra nesta terça-feira (8) na Escola Municipal Melchiades Ferreira Miranda, na Vila Olinda.

Para a coordenadora do Centro de Nefrologia, Lara Regina Luz, a prevenção de doenças renais começa na infância e é importante que os pais estejam atentos a sinais de risco. “A criança precisa ter hábitos saudáveis, principalmente na alimentação, tomar muito líquido, evitar o sal, fazer exercícios regularmente, controlar os níveis de pressão arterial, todos esses aspectos são fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal”, disse.

Lara Regina também destaca que problemas renais são silenciosos, por isso é importante realizar exames regularmente. “O paciente vai ao PSF e, se o profissional encontrar alguma alteração nos exames de rotina, vai encaminhar ao especialista no Ceadas, lá serão realizados novos exames. Se diagnosticado com doença renal pelo especialista, o tratamento pode ser feito gratuitamente no Centro de Nefrologia”, explica.

Atualmente, o Centro de Nefrologia de Rondonópolis – localizado próximo a Santa Casa, na Vila Birigui – oferece serviços de hemodiálise a 126 pacientes que precisam passar pelo tratamento três vezes por semana em sessões que podem durar até quatro horas.

Nesta quinta-feira (10), a equipe do Centro de Nefrologia realiza um pit stop na Praça Brasil com distribuição de folhetos informativos que alertam para a prevenção de doenças renais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo