Servidores do Paço e agentes de saúde e os de endemias recebem cuidados com a saúde

Em mais uma ação de valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou aos servidores do Paço Municipal, agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate a endemias (ACEs) a oportunidade de fazerem o teste tuberculínico ou exame do PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês).

Feito em quem têm contato com os pacientes diagnosticados com a tuberculose, esse teste pode indicar a necessidade de tratamento preventivo, evitando que a pessoa desenvolva a doença infecciosa e transmissível.

“A disponibilização dos testes tuberculínico aos servidores que atuam no Paço Municipal, aos ACSs e ACEs é mais uma ação do Projeto Cuidando dos Cuidadores, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, via Departamento de Saúde Coletiva, voltado para promover ações de valorização e de cuidados da saúde do trabalhador da prefeitura que atende a população”, informou a técnica da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Cibelly Carvalho, acrescentando que, na ocasião, também foi feita a vacinação antirrábica dos ACEs que irão trabalhar na campanha de imunização contra raiva animal para cães e gatos.

Mais de 300 servidores fizeram na segunda-feira (03) o teste tuberculínico, que é feito através da injeção de um derivado proteico purificado (PPD), ou seja, de proteínas purificadas que estão presentes na superfície da bactéria da tuberculose. As proteínas são purificadas para que não haja desenvolvimento da doença em pessoas que não possuem a bactéria.

O exame PPD é rápido e fácil de ser coletado. A substância é aplicada no antebraço esquerdo e o resultado deve ser interpretado de 48h a 72h após a aplicação, que é o tempo que normalmente a reação leva para acontecer, “demonstrando se o organismo é reagente ou não ao bacilo agressor”, comentou Cibelly.

Nesta quinta-feira (05), a equipe da Secretaria voltou ao Palácio da Cidadania, sede do poder executivo municipal, para fazer a “leitura” dos resultados dos exames feitos. Apesar de grave, a tuberculose é uma doença considerada de fácil diagnóstico e tratamento. Caso constatada, inicia-se um tratamento de seis meses, que não pode ser interrompido. Dessa forma, a cura é possível.

Formas de Contágio

O contágio ocorre através da tosse, fala e espirro, durante os quais o doente elimina os bacilos, que ficam em suspensão no ar e são inalados pela pessoa próxima, principalmente em ambientes fechados e com pouca ventilação. Quando são aspirados pelo indivíduo, ultrapassam os mecanismos de defesa da árvore respiratória e se depositam nos alvéolos pulmonares, iniciando o processo da doença. Após duas semanas de tratamento correto, o doente não transmite mais a doença, pois os bacilos perdem seu potencial de infecção.

Estigmas

Associada a épocas remotas, quando predominavam condições sanitárias precárias, a tuberculose é uma doença estigmatizada pela sociedade e acaba sendo subnotificada. Apesar do preconceito e a relação com fatores socioeconômicos, a doença pode acometer pessoas em todas as classes sociais.

Sintomas

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas do corpo humano. O principal sintoma da tuberculose é a tosse. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório – pessoa com tosse por três semanas ou mais – seja examinado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo