AGROPECUÁRIA

Produção e área e área de plantio serão maiores

A sojicultura estadual, na atual safra, terá acréscimos em volume de grãos segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que divulgou ontem a primeira estimativa de produção da cultura em Mato Grosso, para o ciclo 09/10. Pelos dados, a produção estará 1,2% acima do registrado na temporada passada.
Em números, conforme revela o Instituto – órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) – a safra atual deverá render 17,61 milhões de toneladas, contra 17,40 milhões t colhidas na safra 08/09.
Já em relação à produtividade, Mato Grosso deverá perder volume, pois a estimativa aponta para um recuo de 1,6%. O rendimento por hectare passará de 3.052 mil quilos por hectare (ha) para 3.002 mil quilos ha. A previsão de chuvas fartas aliada ainda à economia na aplicação de tecnologia – redução no volume de fertilizantes no solo – podem justificar a previsão mais pessimista.
A previsão de área plantada foi revista para cima em relação ao levantamento de agosto. Na variação mensal, a expansão é de 0,1% e na variação anual o acréscimo de hectares é de 2,9%. A safra anterior consolidou o plantio de 5,70 milhões ha e os números de setembro apontam para o cultivo de 5,86 milhões ha.
O levantamento revela ainda que a maior concentração da sojicultura estadual fica na região médio norte que responderá por 40,9% da área estadual, ou, pouco mais de 2,33 milhões ha, seguida da região sudeste com 23,5% do total. (MP
Fonte: Diário de Cuiabá

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo