30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Servidoras da prefeitura participam da campanha de repúdio à violência contra a mulher

Com uma fita lilás amarrada no pulso, as servidoras públicas de Rondonópolis aderiram nesta quarta-feira (1º) à campanha do Junho Feminista, no Dia Internacional de Repúdio à Violência contra a Mulher. A psicóloga Daniela Piato – responsável pelo projeto – explica que o ato é mais uma marca social do Programa de Saúde do Trabalhador, voltada para a segurança e o bem-estar da população feminina.

Daniela Piato lançou a campanha no momento em que o Brasil aparece como o quinto país do mundo na incidência de assassinato de mulheres. Ela conta que a classificação brasileira na escala de feminicídio aparece no relatório de 2015 liberado pela Organização das Nações Unidas – ONU. “Este é um dado muito triste para o nosso país. Por isso, queremos chamar a atenção dos servidores”, destaca.

A psicóloga acrescenta que conseguiu identificar servidoras que já foram vítimas de agressão e violência durante o processo de distribuição da fita lilás adotada como símbolo da campanha. Algumas funcionárias falaram também de situações vividas por mulheres da família e amigas. “Isso confirma o relatório da ONU e revela que violência contra a mulher é crescente”, avalia.

Daniela Piato aconselha servidoras e mulheres da comunidade a se protegerem umas às outras contra a violência e denunciarem qualquer caso pelo telefone 180. “A prática de assédio moral e visual contra a mulher é gritante. Mais alarmante ainda é a incidência de violência. Precisamos lutar contra essa cultura de agressão”, alerta.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO