Servidores da Saúde engrossam o coro pelo Dia Nacional de Luta pela Sustentabilidade do SUS

Em prol da continuidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como conceito fundante o direito à universalidade, equidade e gratuidade à saúde, e para reforçar a discordância em relação à sua privatização, servidores da rede pública de saúde de Rondonópolis realizam, nesta sexta-feira (8), às 15 horas, um manifesto na Praça Brasil.
“Será um grito das pessoas da área da Saúde que apoiam o SUS”, explica a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentim. Ela conclama toda a população a somar forças nesta manifestação que, como ela reafirma, garante o acesso gratuito de todo brasileiro aos serviços de saúde.
Ao levantar a bandeira em defesa da sustentabilidade do SUS, o cidadão estará se preservando de mais um ônus e assegurando as determinações legais que incumbem o Estado da oferta da saúde pública sem restrição a qualquer indivíduo. “Caso se privatize o SUS, a população terá que arcar com os próprios cuidados com a saúde, tendo como única opção, a contratação desse serviço por meio do pagamento dos planos privados”, sintetiza Mariúva.
Neste ano, o SUS completa 30 anos. Vale lembrar que qualquer processo que promova a criação de uma rede de saúde que altere a configuração atual do SUS e que restrinja o acesso de todas as camadas da população a ele estará ferindo a Constituição Federal, que estipula o direito de assistência à saúde a todos e a obrigação de oferta desse serviço pelo estado.