24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Será que estamos agindo certo

Nos últimos dias estamos vendo e convivendo com um drama da família do pequeno Samuel, garoto desaparecido em Rondonópolis, quando simplesmente sumiu na casa de uma de suas avós. 

O drama da família é comovente e entristece qualquer coração, até mesmo os mais durões, estão mais sensibilizados. Mas, o que chama a atenção, e nos deixa muito preocupados em toda essa situação são pessoas que maldosamente exploram essa situação para criar notícias fakes e situações que fogem a realidade com o único foco de aproveitar a fragilidade da família em uma situação dessas.

Nos últimos dias foram trotes e mais trotes com pedidos de resgate e outras situações; além de uma série de divulgações mentirosas nas redes sociais que serviram apenas para aumentar o drama de todos.

Vale lembrar que o uso e o proveito de informações mentirosas em casos de grande repercussão como o do garoto Samuel está sendo uma rotina em Mato Grosso como no país inteiro, em uma situação que aos poucos parece que está fugindo do controle.

Está mais do que na hora das autoridades competentes tomarem providências e começar a punir tanto os divulgadores (que na maioria das vezes sabe que a informação a falsa) como dos autores deste tipo de notícia. 

O jeito para resolver uma vez por todas,  esse problema,  é agir dessa forma, usando a força e o Poder da Lei. Vale lembrar que esse problema não é somente visto nas redes sociais, a própria imprensa quando age de forma maldosa e na busca desesperada por leitores ou cliques nas internet tem exagerado na dose.

É preciso uma revisão de comportamento social nesta nova era movida pela informação rápida e dinâmica onde não somente os profissionais da imprensa são provedores da informação como toda a sociedade.

Hoje a responsabilidade pela divulgação de uma informação inverídica não é somente deste ou daquele meio de comunicação e sim de toda uma sociedade que compactua com esse tipo de situação; 

Talvez seja esse o grande momento para fazer uma rediscussão de nossas divulgações em redes sociais e refletir. Na verdade, antes de divulgar qualquer ato ou ação nós devemos dizer para nós mesmos: “será que estamos agindo certo, será que essa informação que estamos compartilhando nos grupos é verdadeira, será que não estamos prejudicando alguém?”. 

Resumindo : vale a pena refletir o nosso comportamento no novo mundo que de repente aparece na nossa frente, que é o Mundo Virtual. Engana-se muito quem pensa que não há reflexo no mundo real as nossas ações no mundo virtual. 

 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO