EDUCAÇÃO

Prefeitura e Universidade oficializam parceria que promete mudar realidade de empresas

Uma reunião na manhã desta sexta-feira (4), na sede da UNIC Rondonópolis, da Rua Floriano Peixoto, selou uma parceria para fusão de conhecimentos e de estudo da realidade empresarial local. A reitora da instituição de ensino, Ana Paula Lucena, assinou o termo de cooperação técnica junto a chefe do Gabinete de Desenvolvimento Econômico, Stefânia Pasqualotto, e de outros representantes das duas unidades. A partir de agora, os estudantes do 7º e 8º semestres do curso de Administração da Unic usarão a demanda de micros e pequenas empresas cadastradas no Município para fechar o relatório diagnóstico empresarial que precisam fazer para finalizar seus bacharelados.

A secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz, também fez questão de estar presente e exaltou os bons trabalhos que já são realizados entre a unidade e a prefeitura e o quanto esta interação é fundamental para a sociedade. “A Unic tem sido parceira, assim como outras instituições de ensino de nosso Município, e isto tem realmente nos possibilitado a melhora dos serviços públicos. Este trabalho específico é de formiguinha, de empresa em empresa, mas daqui a dois anos vamos ver as mudanças efetivadas e o quanto isto mudou realidades e vidas”, falou no ato.

A reitora da Unic, Ana Paula Lucena, chamou de ‘casamento perfeito’ a junção das propostas entre o poder público e privado. “O objetivo do órgão público é dar satisfação ao contribuinte e já o privado espera ter o lucro em seu empreendimento para conseguir evoluir e se manter vivo no mercado. É certamente um casamento perfeito o que estamos promovendo aqui”, disse, pouco antes de assinar o termo.

Ângela de Souza, que é professora do curso de Administração da Unic e também gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação do Município, detalhou que a interação no tripé prefeitura, empresários e alunos já existe e o sucesso conquistado é o que fomentou a oficialização da parceria. “Em 2013 fizemos 70 diagnósticos empresariais e cerca de 10% desta demanda trouxemos da prefeitura e foi muito benéfico. Porque às vezes, sozinho, o aluno tem dificuldade em encontrar as portas abertas com os empresários e ter acesso às informações. Com a demanda já vinda pronta do Município isto fica mais fácil e as três partes ganham”, analisa.

Stefânia Pasqualotto, que antes de ser secretária chefiava o departamento de fomento, que lida diretamente com as dificuldades das micros e pequenas empresas, assegurou que esta nova realidade significará um salto no fortalecimento especialmente dos iniciantes no mundo dos negócios. “Vamos levar informações, dar nortes e amparar estas pessoas, que muitas vezes estão sem saber o que fazer em momento de dificuldade. Fazer o conhecimento difundir desta maneira é que o realmente promove o desenvolvimento econômico”, comentou.

O coordenador do curso de Administração da Unic, Wanderlan Barreto Rosa, afirmou que são vários os casos de alunos que vão fazer o diagnóstico e acabam sendo contratados pela empresa em estudo. Wanderlan reconhece que tem muita distância entre o que se apresenta na teoria e a prática. “O que ensinamos em administração no Brasil são modelos americanos que se baseiam na realidade do Mac Donalds e de outras multinacionais. Obviamente que não é a realidade que o nosso aluno se depara quando entra em nosso mercado, por isso a importância deste trabalho”,disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo