Senador Medeiros promove audiência de representantes de associações agrárias de Rondonópolis com o ministro Patrus Ananias

Representantes de cinco associações agrárias de Rondonópolis dentre elas Associação Renascer da Terra, Associação Pôr do Sol, Associação Sagrada Família, Associação Esperança e Associação Flor da Terra, representadas na ocasião por Jose Mariano, Maria Helena, Ailton, Adelina e José Carlos foram recebidos em Brasília pelo ministro do Desenvolvimento AgrárioPatrus Ananias. A audiência requerida pelo senador José Medeiros (PPS) teve como objetivoprincipal a renegociação da dívida das associações, a boa notícia dada por Patrus é que essa audiência veio de encontro com uma mudança projetada nas regras sobre o endividamento na agricultura familiar, que a partir de então sairá do coletivismo para a individualização.
Hoje o sistema da dívida com o Banco da Terra sendo de caráter coletivo, se uma associação deixar de cumprir um compromisso financeiro,”pagamento mensal” todos são afetados por essa inadimplência. O novo sistema leva em conta a individualização que permitirá uma apreciação mais justa dos débitos, principalmente para aqueles que doravante querem honrar seus compromissos com o governo federal. José Mariano disse que o sistema de coletivismo não funcionou, porque muitas das lideranças associadas venderam suas partes, e outras ficaram inadimplentes por alguns anos.
Segundo ainda o presidente Mariano o ministro Patrus os recebeu com cordialidade, e se sensibilizou com o pedido dos requerentes, e comentou que lutaria na medida do possível pelo o perdão dessa dívida.A distribuição de áreas de terra junto aos assentados se dá dentro das seguintes proporções; 04 alqueires para cada Associação correspondendo a 10,5 hectares, e assim cada entidade associativa tem 30 lotes, abrangendo um total de 150 pessoas beneficiadas no programa.
O foco e modalidade no desenvolvimento associativo familiar é na produção de leite, frutas, hortaliças, plantação de mandioca, criação de porcos e galinhas. Conta ainda José Mariano, que as esperanças dos assentados em ter uma farta produtividade foi de certa forma frustrada, houve um desentendimento de ordem financeira logo após o poço artesiano ter sido furado. Como conseqüência praticamente tudo parou pela crescente falta d água na região dos assentados, todos aguardam ansiosamente o resultado prático e imediato da audiência com o Ministro Patrus Ananias,o desejo das lideranças é que todas as pendências da comunidade possam ser resolvidas.
Um dos resultados vantajosos da renegociação é a amortização dos juros da dívida dos agricultores. O presidente da Associação Flor da Serra em nome das lideranças que estiveram em Brasília agradece o senador José Medeiros pela atenção e desprendimento eo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondonópolis Valdivino Tomaz de Aquino por ter apoiado as lideranças engrossando as fileiras na capital federal.O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), do Ministério do Desenvolvimento AGRÁRIO (MDA) está a disposição daqueles que estão atuando no segmento e tem como missão oferecer a abertura de crédito, incentivar os agricultores para que continuem produzindo dentro dos padrões que eles mesmos estabeleceram nos contratos.
A audiência com o ministro deu um novo fôlego aos associados que já marcaram uma Assembléia Extraordinária entre os associados. O presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais Flor da Terra, Jose Mariano da Silva Filho convida a todos os associados a participar da Assembléia Extraordinária da categoria no dia 12 de março as 15h em primeira convocação, as15;30h na segunda convocação e as 16hs na terceira convocação. Em pauta estarão sendo discutidos os seguintes assuntos; Individualização das dívidas, Exclusão de Associados, Desinteresse de Associados e Alternativa de Número de Associados. A Assembléia Extraordinária será realizada na sede da associação na Rodovia MT 270 quilometro 20 na Fazenda Esperança no município de Rondonópolis.
Da redação Denis Maris