GERAL

Veja as vantagens e como fazer a limpeza do ar condicionado

A limpeza regular dos aparelhos de ar-condicionado protege a saúde e pode reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica, rendendo uma boa economia no fim do mês. Além disso ela aumenta a vida útil dos aparelhos evitando gastos com as trocas.

“Quando há muita sujeira o aparelho demora mais para atingir a temperatura desejada e acaba funcionando o tempo todo na potência máxima. Isso aumenta o gasto de energia e força o compressor, o que pode causar danos nas peças e até queimar o aparelho”, explica o técnico Lázaro Pacheco.

Para evitar isso, Lázaro recomenda a limpeza regular dos filtros a cada 15 dias e o envio do aparelho para uma oficina especializada no máximo a cada oito meses. “Parte da sujeira atravessa o filtro e se aloja dentro do aparelho, exigindo um uma limpeza interna completa por um técnico especializado”.

Esta limpeza mais completa envolve a retirada dos componentes e também a aplicação de produtos químicos – como bactericidas, xampus e odorizantes. O custo em aparelhos comuns varia entre R$ 150 e R$ 300 e o serviço em geral é feito em menos de 48 horas. “Esse valor é compensado com folga pela economia gerada no consumo de energia”, diz Lázaro.

No caso de sistemas de ar condicionados centrais – usados em empresas e espaços maiores – o serviço é mais completo, pois envolve também a limpeza dos dutos de ventilação.

Em geral o serviço de manutenção é mais procurado nos meses de verão. Porém, os especialistas sugerem que isso seja feito no inverno – quando a necessidade do aparelho é reduzida e os custos costumam ser menores.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo