Telefonia e bancos lideram ranking de reclamações em 2009

Por mais um ano consecutivo, os serviços essenciais continuam uma liderar o ranking de reclamações na Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT). Do total de 12,441 registros nenhum órgão em 2009, cerca de 30% está relacionado ao serviço de telefonia fixa, móvel e os problemas de fabricação do aparelho celular.
As cobranças indevidas e os Problemas com as Garantias do telefone são os principais motivos de insatisfação dos consumidores do Estado. A telefonia atinge assim, o primeiro lugar do setor de Serviços Essenciais e também uma liderança não Setor de Produtos, o terceiro mais reclamado no Procon-MT.
Os bancos e os cartões de crédito, que compõe o segundo setor mais demandado no Procon-MT, o de Assuntos Financeiros, também foram motivos de reclamações dos consumidores No ano passado. Fornecedores Os do segmento Responsáveis foram, respectivamente, por 974 e 913 registros em nenhum órgão de 2009.
A energia elétrica, outro assunto que integra o setor de Serviços Essenciais, assumir a sexta POSIÇÃO DOS assuntos mais reclamados no Procon-MT, com 908 registros. No ano passado, os problemas relacionados às contas de energia aumentaram em quase 50% em comparação com o mesmo período de 2008.
Como ficaram em financeiras POSIÇÃO sétima do ranking, com 447 reclamações. Já os cartões de lojas, outra modalidade de cartão de crédito, Tiveram 396 registros. Os principais motivos de reclamações contra estes Fornecedores dizem respeito às cobranças indevidas / abusivas e as tarifas bancárias.
COBRANÇAS ABUSIVAS
Um esgoto e agua e os provedores de acesso à informática ficaram em nona e décima POSIÇÃO DO ranking. Em ambos, aparecem as cobranças abusivas como a maior reclamação dos consumidores. O ano de 2009 fecha com reclamações das 40,15% relacionadas a valores cobrados indevidamente ou não RECONHECIDOS nas faturas mensais dos consumidores.
"Os consumidores recorrem ao Procon, seja pelo descumprimento do contrato ou para Obter Informações sobre valores que estão diferentes do acordado com uma empresa", disse a gerente de Atendimento e Orientação do Procon-MT, Priscila Garcia.
"Vale destacar ainda, que os serviços essenciais assumiram o lugar primeiro no final do ano passado, ocupado pela maior parte do tempo pelos Assuntos Financeiros. O Sistema Estadual de Defesa do Consumidor está preocupado com uma ascensão de registros contra bancos e cartões de crédito, por refletir principalmente o superendividamento da população mato-grossense ", explicou.
Fonte:Assessoria PROCON