ECONOMIA

Brasileiro trabalha mais da metade do ano para pagar impostos

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que o trabalhador brasileiro terá de trabalhar até o dia 29 de maio para arcar com a carga tributária do País. Isso equivale a mais da metade de um ano inteiro de trabalho.
O tempo que o brasileiro trabalha para pagar os impostos só cresce ao longo dos anos, como mostra o estudo do IBPT. Em 1986, eram 82 dias de sacrifício. Em 2000, superou a marca de quatro meses (120 dias) e, em 2012, esse número saltou para 150 dias.
ESTUDO
O levantamento feito pelo IBPT leva em consideração todos os tributos, impostos e contribuições pagos pelos brasileiros nas esferas federal, estadual e municipal. Entre os mais conhecidos estão IPVA (o famigerado Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), INSS, IPTU, ICMS e IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).
Segundo diversos especialistas, o problema não é a quantidade de impostos pagos pelo trabalhador, e sim os investimentos com os valores arrecadados, quase inexistentes. Serviços à população como educação, saúde, infraestrutura e saneamento básico ainda estão entre os piorers do mundo, enqunato a carga tributária está entre as cinco maiores do planeta.
RANKING
O tempo de trabalho para pagar impostos no Brasil só perde da Suécia, onde o contribuinte destina 185 dias para quitar as pendências tributárias com o governo. Na França, são necessários 149 dias, enquanto são precisos 102 dias nos Estados Unidos e 95 dias no México.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo