28.3 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

SEMPRAS e COMPIR realizam 1º Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

A Secretaria de Promoção e Assistência Social (SEMPRAS) bem como, o COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial local, abriram na manhã desta sexta-feira (11) a 1º Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial de Rondonópolis que envolveu as comunidades religiosas de matrizes africanas, bem como as comunidades LGBTQ+I; grupos de capoeira; grupos indígenas; grupos de ribeirinhos e quilombolas e, imigrantes entre outros.

O evento programado para o dia todo, foi realizado nas dependências da Câmara Municipal e teve início as 8h30 com uma apresentação de dança/ritual de cultos religiosos de base africana. Logo a seguir os convidados participaram de um café da manhã, onde após, já no auditório do legislativo, tiveram início as discussões, os debates, palestras e oficinas de onde foram colhidas propostas e sugestões que serão encaminhadas ao Conselho Estadual da Igualdade Racial e posteriormente, para o Conselho Nacional.

Conforme os organizadores, a conferencia se propôs a abrir o debate com a sociedade para um alinhamento de políticas públicas anti racistas tanto em nível municipal, estadual e nacional; para que sejam construídas políticas públicas mais duradouras de Estado, e não de Governos, que acabam sofrendo com o processo de descontinuidade assim que se mudam os governos.

Para a Secretária da SEMPRAS, Iriana Cardoso, “ esse é um momento de diálogo, e tudo o que for discutido nessa 1ª Conferência, vai para o Conselho do Estado e depois para o Nacional. É um momento de busca, conquista e diálogo, porque quando nós vemos nos noticiários o que acontece contra os negros, isso nos deixa muito tristes, porque é um mundo em que nós somos todos iguais, e não é a cor da pele que nos deixa, melhor ou pior. Nós somos de várias cores, várias raças, e em nenhum momento isso pode ser levado em consideração para que se diminua uma pessoa, ou um negro” argumentou Iriana. 

Para presidente do COMPIR Wagner Santos, “a conferência foi uma oportunidade de mostrar à população, como ainda existem desigualdades raciais no município de Rondonópolis, no estado e no país, e que apenas a nossa cor da pele é que ressalta essa suposta diferença entre as pessoas; mas, por dentro, nós somos todos iguais. Então essa 1ª conferência que não é apenas do município, mas também do estado de Mato Grosso, é mais uma oportunidade de refletirmos e abrirmos o debate para essa discussão tão importante para as comunidades, onde nossos objetivos é postular e resguardar direitos de participação em políticas públicas em condições de igualdade, que esses grupos têm, perante a sociedade”, externou.

Fonte: Assessoria

 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO