Semma intervém e Odebrecht resolve problema crônico às margens da BR 163

O secretário de Meio Ambiente do Município, Lindomar Alves, visitou na manhã desta quarta-feira (9) o trabalho de desobstrução de um sistema de drenagem às margens da BR 163, próximo ao posto Trevão, feito em conjunto pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear e a Rota do Oeste, concessionária contratada pela Odebrecht e responsável pelas obras, da BR 163. O serviço completo, no entanto, consistirá não apenas em liberar o escoamento da manilha, mas aprofundá-la, impedindo que retorne o problema de alagamento de parte da pista, que já ocorre há décadas. A ação ocorreu após uma notificação expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma.
Lindomar retrata que o sobrecarga na manilha é fruto de uma somatização. “Ocorre que por ali não só passa a água da chuva, mas também os efluentes líquidos tratados que vêm das atividades econômicas que existem no entorno. Há poucos dias, devido a obstrução, o material extravasou e fez represar o acostamento e parte da pista do lado esquerdo, no sentido Rondonópolis/Campo Grande. Constatadas as causas da situação notificamos os responsáveis que agora vão desaterrar, já que também muita enxurrada vinda com lama tapou a passagem, para posteriormente aprofundar este canal, do trecho que vai do posto Trevão até a Botuverá”, explicou Lindomar.
A presença da Semma no local com inspeções mais rigorosas começou em 2013, quando todas as atividades empresariais vizinhas a BR foram catalogadas e feitas algumas notificações para que irregularidades técnicas fossem corrigidas pela iniciativa privada. “Fizemos reuniões aqui da Semma com empresários, onde também participaram representantes do Sanear, onde cobramos investimentos para o tratamento dos efluentes que eles produzem”, lembrou o secretário.
O aprofundamento da manilha em 1,5 metros, no trecho de cerca de 80 metros na entrada da cidade, não é a única cobrança da Semma. Lindomar assegura que espera outras correções urgentes em pontos da rodovia. “Existem vários outros sistemas de drenagem a serem revisados e vamos cobrar a solução de todos eles”, se comprometeu.
Expedição de licença ambiental
Sob o domínio da Rota do Oeste/Odebrecht, o secretário também fez questão de explicar que quanto a regularização de atividades comerciais que estejam se utilizando da faixa de domínio da BR 163 só sairão licenças ambientais da Semma, se o requerente estiver aportado de documento de liberação da concessionária. “A Rota do Oeste fará a liberação documental de toda a atividade que for legalizada na beira da rodovia. Da Semma não sairão mais licenças para quem não tiver isto em mãos”, informou Lindomar.