34.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, novembro 27, 2024

Seminário sobre oportunidades florestais

No contexto da propramação da 39ª Expssul Rondonópolis sediou hoje a primeira edição do Seminário Oportunidades Florestais – O potencial para projetos florestais sustentáveis no sul do Mato Grosso. O.

O seminário abordou, principalmente, as possibilidades e tendências de mercado para a madeira de reflorestamento. "O consumo de madeira de florestas nativas está caindo cada vez mais e a única opção para atender essa demanda será a madeira reflorestada como o eucalipto", alerta o engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, um dos palestrantes.

A grande preocupação de quem investe no plantio de florestas é sempre a mesma – será que teremos mercado? e o preço? Por esta razão que o Sindicato Rural buscou informações sobre o setor para municiar os interessados em conhecer a prática.

"As palestras técnicas desta edição da Feira darão respostas a muitas indagações que o setor agropecuário vem realizando e, o reflorestamento é um deles. Precisamos levantar questões como: Quantos produtores e o número de hectares que já realizam esse cultivo na região? Quais as vantagens? Se for viável, o produtor sairá com um caminho a seguir, caso contrário, poderá ir em busca de novas práticas", ressaltou o diretor do Sindicato Rural e membro da Comissão de Palestras, Adevaldo Narciso.

A resposta para essas perguntas depende de como os projetos florestais são conduzidos e para isso, o Seminário vai apresentar a experiência bem sucedida do estado vizinho com a palestra do diretor-executivo da Associação Sul-matogrossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), Benedito Lázaro Mário.

Segundo ele, essa é uma situação bastante comum. "O ideal é plantar pensando no múltiplo uso, assim, se o mercado de lenha não estiver bom, por exemplo, a madeira poderá ser destinada para outros fins", recomenda.
Mato Grosso do Sul é, atualmente, o estado que mais cresce no setor florestal sustentável. Com a consolidação de importantes maciços florestais, indústrias de papel e celulose decidiram se instalar na região de Três Lagoas.

No seminário, a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso vai mostrar o que está sendo feito pelo governo para atrair investimentos dessa cadeia produtiva. O ex-senador da República, Gilberto Goellner mostrará a visão do investidor com o exemplo do Grupo Girassol, que trabalha com madeira de reflorestamento. O cenário atual e os desafios para o setor florestal serão tratados na palestra de Fausto Takizawa, atual presidente Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta).
Estão previstas também palestras sobre a obtenção de recursos para projetos florestais através de linhas de crédito e financiamento e sobre o novo código florestal.

"A Exposul vai dar oportunidades para o produtor que quer sair na frente, conhecendo de perto todos os passos do mercado e as mudanças no setor agropecuário", pontuou o presidente do Sindicato Rural, Miguel Weber.

Além das inscrições, no endereço eletrônico www.seminarioflorestal.com.br há informações sobre os palestrantes, localização do parque e lista de hotéis.

Fonte:Sindicato Rural de Rodonópolis

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO