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sábado, novembro 30, 2024

Seminário de Psicologia e Educação vai receber conferencista da USP

Na abertura do seminário Psicologia e Educação – avanços e impasses na atuação de psicólogos no campo educacional, realizada nesta quarta-feira (11.03) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis, estar atento à cultura trazida pelos alunos foi quase que unanimidade entre os participantes.
O evento quer trazer à tona questões referentes à atuação do psicólogo no campo educacional, tanto na sala de aula até a participação nas políticas educacionais. De acordo com o professor Alcindo José Rosa, que também é o presidente do Conselho Regional de Psicologia 18ª região, “quase sempre os contextos educativos são menosprezados e desconsiderados em suas potencialidades, além disso, a fragilização das políticas públicas que norteiam o sistema educacional tem causado a precarização das competências e habilidades da comunidade escolar”, destaca ao ressaltar a importância da discussão do tema.
Também participaram da abertura do evento o pró-reitor do campus, Javert Melo Vieira e a pró-reitora de Assistência Estudantil (Prae), Myrian Thereza de Moura Serra. Ela destacou a importância desse tipo de evento na academia, ainda mais, na semana do calouro, já que as aulas tiveram início na segunda-feira (09.03). Ela também falou do privilégio de chegar a uma universidade, realidade apenas para 13% dos jovens de 18 a 25 anos no Brasil.
O coordenador do curso de psicologia, Fausto Calaça, alertou para a necessidade do fortalecimento do espírito crítico. Para ele a investigação permanente é algo fundamental, “talvez mais importante que a crítica.”
A mesa redonda “Cenários de atuação do psicólogo na educação e seus desafios” foi realizada na sequência da abertura com a participação das professoras Carmem Lucia Sussel Mariano, Clarisa Terezinha Guerra, Julia Rocca e Molise de Bem Magnabosco.
As participantes apresentaram um histórico da psicologia escolar, bem como as suas principais aplicações na atualidade, bem como os campos emergentes. Também foi apresentado um pouco do trabalho desenvolvido pela secretaria municipal de Educação de Rondonópolis nessa área.
À tarde os trabalhos seguem com mais uma mesa redonda. “Psicologia, educação e educação inclusiva: Novas perspectivas em psicologia escolar e as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia” foi o tema abordado. Na sequência haverá lançamentos de livros sobre o tema e de autoria de professores da UFMT.
A partir das 19h será a vez da conferencista Marilene Proença Rebello de Souza falar sobre “Formação profissional e desafios contemporâneos para atuação do Psicólogo Escolar”. O evento segue nesta quinta-feira (12) a partir das 8 horas com defesa de mestrado e relato de experiências.

A conferencista
Marilene Proença Rebello de Souza é professora titular da Universidade de São Paulo (2015). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente).
É coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006-2014) e presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Também coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica.
É a editora responsável pela Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013), e membro da Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Também é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-2014) e presidente Eleita para a gestão 2014-2016.
Ainda é conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013); vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP; Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
Ela realizou estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002 e 2007). É bolsista produtividade do CNPq, nível 1C. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: processos de escolarização, políticas públicas em educação, formação do psicólogo e de professores, problemas de aprendizagem e educação, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina.

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