POLICIAL

Seminário alerta para a violência contra a mulher em Mato Grosso

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM-MT) realiza, nesta quinta-feira (10.12), o seminário “Violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos”, no auditório da OAB/MT, a partir das 8 horas.
A presidente do Conselho Estadual, Ana Emília Sotero, explica que a ideia do evento nasceu após o Conselho ter encontrado um número considerado “estarrecedor” de casos de violência contra a mulher em Mato Grosso.
“No período pesquisado, de setembro de 2006 a setembro de 2009, 78.168 mulheres foram agredidas em 8 municípios do Estado. Os dados foram fornecidos pelas delegacias, juizados da violência doméstica e varas responsáveis pela apuração desses crimes”, detalha a presidente.
Pensando em sensibilizar os governantes para a adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra Mulher, o Conselho, em parceria com várias instituições ligadas ao tema, e com apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), além de promover o seminário, também lança uma campanha para sensibilizar governantes e sociedade civil em busca de ações de enfrentamento ao problema.

PROGRAMAÇÃO

Depois da abertura do seminário, será feita, às 10 horas, uma palestra sobre Violência de Gênero, pela presidente do CEDM-MT, Ana Emília Iponema Brasil Sotero. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, o procurador da Defensoria Pública, Márcio Dorileo, vai abordar a Lei de Estupro, a promotora de Justiça Elizamara Sigles Vodonós, o combate a pedofilia, e a juíza de Direito, Amini Haddad, encerra o evento tratando dos direitos humanos das mulheres.
Durante o seminário serão distribuídos materiais com o conteúdo da Lei Maria da Penha. A intenção do Conselho é que outros parceiros possam aderir à campanha e continuar distribuindo o material até março do próximo ano.

MOBILIZAÇÃO

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização educativa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período em que será realizada a campanha: Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres (25.11); Dia Mundial de Luta contra a Aids (01.12); Massacre de Mulheres de Montreal, no Canadá (06.12), e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10.12).

Fonte: Asessoria STECS/MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo