A Secretaria Municipal de Educação – Semed – está realizando o microplanejamento da rede, momento em que a equipe do Departamento de Gestão Escolar se reúne com os diretores para planejar o que será ofertado em cada escola à comunidade. As reuniões estão sendo realizadas por polo e discutida a oferta de serviços por unidade. O trabalho foi iniciado no final de setembro de deve ser concluído na próxima semana.
As principais modificações devem acontecer nas unidades de ensino fundamental que ofertam educação infantil. Com a abertura dos Centros Municipais de Educação Infantil a tendência é que o atendimento seja feito para as crianças de até cinco anos nas novas unidades. Também estão sendo discutido o atendimento dos alunos do campo na cidade e demanda para Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O gerente da Divisão de Redimensionamento, Legislação e Normas da Semed, Renato Prochnow, destaca que, através deste trabalho, é possível verificar o atendimento de demanda de acordo com a realidade de cada região e escola. Durante os encontros informações como o atendimento atual à comunidade, a demanda reprimida (quando existe) e a ampliação de vagas são discutidas por sala e por unidade.
“Temos os registros da secretaria e apresentamos nossa proposta, que é discutida com cada diretor e avaliada para fecharmos o quadro de atendimento de acordo com a realidade da escola e da comunidade”, completou. Além dos estudos de demandas, o microplanejamento também já aplica as normativas de atendimento de alunos aprovadas para o ano letivo de 2015.